Redação ON
A elaboração de políticas públicas que contemplem a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho ou que garantam acessibilidade são algumas das pautas do Compede (Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência), que promoveu ontem a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Abrangendo dez municípios, o evento abordou inclusão, qualidade de vida, saúde, lazer e mercado de trabalho.
"O objetivo dessa conferência é levantar propostas, discutir temas referentes à inclusão das pessoas com deficiência nos diversos espaços", salienta Fábio Flores, presidente da Associação Passo-Fundense de Cegos e um dos organizadores da conferência. De acordo com ele, o evento também que incluir as propostas discutidas em um relatório que será discutido na conferência estadual, prevista para ocorrer em setembro, em Porto Alegre. "Pretendemos ter as demandas da nossa região atendidas para redigir um documento dirigido aos nossos governantes que irá nortear a política pública referente à pessoa com deficiência", destaca Flores.
Para chegar ao debate das propostas, foram discutidos a legislação, acessibilidade, educação, o esporte, lazer, trabalho e a assistência social. Em seguida foram eleitos os delegados, que serão os responsáveis por elaborar o relatório com as demandas da região. "Falamos sobre as leis, sobre acessibilidade, tudo que facilite o ir e vir da pessoa com deficiência", enfatiza Flores.
Temas abordados
A 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência aconteceu durante a manhã e tarde no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo. Além da programação de debates, no saguão foi montada uma exposição de trabalhos artísticos e artesanais das entidades que participam do Compede.
Na área dos debates, foram abordados os temas inclusão com qualidade de vida, a comunicação: entre a inclusão e a deficiência, educação de qualidade: efetiva inclusão, acesso ao mercado de trabalho por meio da economia solidária e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
Inclusão da pessoa com deficiência em debate
· 1 min de leitura