Redação ON
Falta pouco para que os mais de 6 mil motoristas que trafegam diariamente pela ERS-324, entre Passo Fundo e Marau, possam pegar o trecho de 30 quilômetros completamente restaurado. A estimativa do 6º Distrito Operacional do Daer é de que 80% das obras previstas para o trajeto - que já foi considerado um dos mais perigosos do Estado - estão concluídas. Faltam ainda reparos no pavimento em alguns pontos e melhorias na sinalização, que ainda é deficitária.
Nesta semana, em função do clima, as obras tiveram de ser paralisadas em alguns trechos. Isso porque, segundo o engenheiro do Daer, Fabiano de Oliveira Pereira, em dias muito frios, é desaconselhada a aplicação da massa asfáltica, já que está sendo utilizado o chamado asfalto quente. Esse tipo de pavimento - que tem durabilidade maior do que o asfalto frio - sai das caldeiras a uma temperatura entre 150ºC e 160ºC. Pereira explica que a aplicação deve acontecer com a massa acima dos 120ºC, pois abaixo disso, o composto enrijece e não adere ao piso, reduzindo a vida útil. É o que aconteceria em dias como o de ontem, quando as temperaturas beiraram os 5ºC durante boa parte do dia. A perda de calor seria muito rápida, provocando a inutilização da massa.
Com isso, Pereira revela que a empresa responsável pela execução das obras está realizando a reconstrução total do trecho localizado exatamente em frente ao posto da PRE (Polícia Rodoviária Estadual). Ali, o piso foi aberto em cerca de 200 metros, com profundidade de 40 cm (foto), será feita nova base para só então, quando o tempo colaborar, ser aplicada a camada asfáltica. Enquanto isso, o trânsito no local está sendo desviado para pistas laterais.
Mais fiscalização
De acordo com o sargento Pimentel, comandante do Grupo Rodoviário de Passo Fundo, a corporação está providenciando aumento de efetivo para atuar na rodovia. A preocupação é de que os motoristas possam se aproveitar das boas condições do pavimento para abusar da velocidade.
Além disso, a PRE está atenta à falta de sinalização nos trechos que foram recuperados. Alguns locais foram repintados e receberam novas placas, mas outros continuam sem qualquer marcação. "Ainda não podemos avaliar se a rodovia está mais segura. Só poderemos fazer isso quando ela estiver totalmente concluída", afirma Pimentel.
Sobre a sinalização, o engenheiro do Daer explica que a pintura das pistas estava sendo realizada no trecho reformado da perimetral Sul, que foi concluída.
Acidentes
O último acidente com morte registrado no trecho Passo Fundo-Marau da ERS 324 foi no dia 9 de julho, quando um taxista perdeu a vida ao bater o carro em um caminhão. A colisão aconteceu no Km 101, na chamada Curva do Bier, um dos trechos que não foi recuperado.
Trecho Passo Fundo-Marau 80% concluído
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