Contagem regressiva para Agrotecno Leite 2010

A feira tecnológica do leite acontece entre os dias 28 e 30 de setembro, com a participação de mais de 80 expositores e 20 mil pessoas. Lançamento oficial aconteceu ontem

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daiane Colla/ON

Com a participação das entidades promotoras e apoiadoras do evento, imprensa e autoridades a Agrotecno Leite 2010 foi lançada na tarde dessa sexta-feira (6), no Centro de Eventos da UPF. Com expectativa de receber um público superior a 20 mil pessoas e mais de 80 expositores, a Agrotecno Leite 2010, que acontece de 28 a 30 de setembro, no Centro de Eventos e nos Campos Experimentais da UPF, se consagra a maior feira tecnológica do leite do Rio Grande do Sul.

O presidente da feira, Ari Rosso, lembrou da primeira edição da Agrotecno Leite, que contou com a participação de 3 mil pessoas. “Ficou mais parecida com um dia de campo”, comentou. O crescimento da atividade leiteira na região refletiu também nos números da feira. Prova disso é o incremento de público e expositores obtido nos últimos três anos.  “No ano passado, a terceira edição veio consolidar a feira. Uma feira que veio trazer uma consolidação na nossa modesta avaliação é a maior feira desse tipo no estado”.

Rosso destacou alguns aspectos da produção leiteira regional. De 2006 até agora, a produção de leite subiu de 6,1 milhões de litros/dia para 7,5 milhões de litros/dia. Dos 49.450 estabelecimentos rurais da região, 28.775 são produtores de leite.
São 19,7 mil vacas em lactação e necessidade de produzir.

Além dos promotores do evento – UPF, Sicredi, Cotrijal, RBSTV, Emater, Embrapa Trigo e Sebrae – e os patrocinadores – BSBios, Kuhn Metasa e Razera Agrícola, Ari Rosso fez questão de salientar os apoiadores, Assembléia Legislativa, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e Fundação Pró-Sementes e também entidades e órgãos como Acisa, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo, Associação dos Médicos Veterinários de Passo Fundo, Coprel, Ministério da Agricultura, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria Estadual da Agricultura , Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Para o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, “a Agrotecno Leite alia técnica e prática, associando interesses públicos e privados. Essa conjunção de esforços dá o ponto certo do sucesso do empreendimento, que conta ainda com o conhecimento e a tecnologia colocados pela UPF à disposição de todos”.  Para o prefeito Airton Dipp, quem sai fortalecido das feiras é a economia de Passo Fundo e região, e a comunidade que vem buscar novos conhecimentos e fazer bons negócios.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Azevedo considerou que a Agrotecno Leite é o diferencial que faltava no calendário de eventos da cidade. Representando a Câmara Municipal, o vereador Rafael Bortoluzzi ressaltou o empenho de pessoas, empresas e entidades que assumiram a condição de trabalhar em prol da tecnologia do leite. (com informações da assessoria de comunicação da UPF).

Novidades
O diretor técnico da Agrotecno Leite 2010, professor Carlos Bondan falou das palestras e das atividades da feira. Nesse ano, as palestras técnicas trabalharão as questões socioeconômicas e tecnológicas para viabilizar a atividade leiteira de forma sustentável, divididas nos três dias do evento:
28/09 - Aspectos competitivos que envolvem a cadeia láctea dentro e fora do campo
29/09 - Persepctivas de mercado
             Impacto social e econômico da atividade leiteira no Rio Grande do Sul
              Fatores que contribuem na definição do preço mínimo do leite no RS
30/09 - Uso do leite para monitorar a nutrição e o metabolismo das vacas leiteiras
              Bem-estar animal e a produção de leite

Palestras
Além das palestras e da exposição de máquinas e equipamentos utilizados na bacia leiteira, o público da Agrotecno Leite 2010 poderá conferir ainda dentro das estações técnicas, uma sequência de mini palestras de 10 a 15 minutos que abordarão os seguintes temas:
1 – industrialização de lácteos
2 – qualidade do leite
3 – planejamento forrageiro
4 – fertilização para aumento da produção de biomassa
5 – sanidade animal
6 – genética
7 – benchmarketing – casos de sucesso de leite no RS
8 – meio ambiente
9 – comportamento animal e utilização da água na produção de leite
10 – dinâmica de máquinas e equipamentos
11 a 15 – demonstração de cultivares forrageiras temperadas e tropicais, sistema de produção de leite a pasto e criação de terneiras em argolas
16 – manejo de ordenha
17 – suplementação alimentar para maximização da qualidade e produtividade dos rebanhos
18 – estratégias para o sucesso na produção de leite.

Gostou? Compartilhe