17 dias de festejos farroupilha

A programação que inicia no dia 4 e encerra no dia 20 de setembro oferecerá os tradicionais cafés de chaleira, almoços, jantares com pratos típicos, Mostra da Cultura Gaúcha e Desfile de 20 de Setembro.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Os festejos farroupilha serão realizados durante por duas semanas no mês de setembro em Passo Fundo. Entidades tradicionalistas oferecerão cafés de chaleira, almoços e jantares até o final da programação. No dia 5 de setembro, acontece a chegada da chama Crioula trazida do município de Itaqui. Uma das principais atrações será a 18ª Mostra da Cultura Gaúcha, no dia 12 de setembro, com o tema proposto pelo Estado denominado “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução”.  Os festejos encerram no dia 20 de setembro, com o Desfile Farroupilha, na Avenida 7 de Setembro.
A programação inicia no dia 4 de agosto, no Parque de Rodeios da Roselândia, com o Torneio “Taça Chama Crioula da 7ª Região Tradicionalista do MTG”.  A chama crioula chega no dia 5, às 11h, conduzida pelo Grupo Cultural Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio. A abertura oficial dos festejos será no dia 7 de setembro, onde acontecerá a retirada da Centelha do Fogo Simbólico para fusão com a Chama Crioula, junto ao Altar da Pátria. Os tradicionais cafés de chaleiras iniciam no dia 8 de setembro, no Departamento Tradicionalista Industrial. A cada dia uma entidade tradicionalista abrirá as portas para receber os gaúchos.

O coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Sebastião Cavalheiro disse que estão trabalhando há mais de dois meses na preparação dos festejos. “Será quase um mês de atividades para cultuar o tradicionalismo”, explicou Cavalheiro.

18ª Mostra
A Mostra da Cultura Gaúcha é uma das principais atrações dos Festejos Farroupilha. Oito entidades tradicionalistas se preparam para o desfile temático “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução”, que acontecerá na Avenida 7 de Setembro, no dia 12, a partir das 14h. Algumas entidades pretendem entrar com 10 carros alegóricos e mais de 50 figurantes. O coordenador da 7ª RT disse que esperam cerca de 30 mil pessoas. “Entidades vão contar parte desta história. Queremos relembrar a revolução farroupilha e reviver a história do Rio Grande com trajes da época e carros alegóricos”, disse Cavalheiro. No ano passado, um empate deu a vitória a duas entidades. Os vencedores foram o CTG Moacyr da Motta Fortes e Cavaleiros do Mercosul.

Novidade
Neste ano, a chama crioula será compartilhada com os outros 41 municípios da 7ª RT. Cada cavaleiro receberá um certificado e o município será homenageado com uma medalha da Chama Crioula 2010. Informações sobre a programação através do telefone (54) 3313-3606.

Gostou? Compartilhe