Segunda etapa da pólio é no sábado

Passo Fundo terá postos fixos e volantes para a vacinação contra a poliomielite do dia 14 de agosto

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

São mais de 10 mil doses de vacina contra a poliomielite que devem ser aplicadas neste sábado, dia 14, quando acontece a segunda etapa da campanha nacional. A meta, no município, é vacinar cerca de 12 mil crianças menores de cinco anos, faixa etária atingida pela campanha. Para isso, 80 postos de vacinação, entre fixos e volantes, estarão fazendo a distribuição das doses. Além dos postos na cidade, também será realizada a vacinação na interior, segundo informou o secretário de Saúde, Alberi Grando.

Segundo o secretário, mesmo que a paralisia infantil esteja erradicada no Brasil, ainda aparece em países subdesenvolvidos, o que torna necessária a vacinação para que a doença não volte a entrar no país. "Por isso a importância de os pais levarem as crianças dessa faixa etária aos postos de vacinação. Não podemos baixar guarda, porque a doença deixa graves sequelas", salienta o secretário.

Na primeira etapa deste ano foram vacinadas 95% das crianças de zero a cinco anos. Para a etapa de sábado, o objetivo é atingir 100% das crianças nessa faixa etária, ou seja, no mínimo 12 mil crianças, conforme assinalou Alberi Grando.

No Estado

No Rio Grande do Sul serão 5.118 postos de vacinação, com meta de atingir 704.569 crianças. Na primeira etapa da campanha, 646.199 crianças tomaram as gotinhas, o que corresponde a uma cobertura de 91,74%.
A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. Mas é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses durante a campanha nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

A doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus e a contaminação se dá principalmente por via oral.

(Fonte: Secretaria Estadual de Saúde)

Gostou? Compartilhe