Natália Fávero/ON
A Codepas foi a empresa escolhida pela prefeitura de Passo Fundo a fazer a coleta de lixo na cidade. Os trabalhos deverão iniciar no dia 29 de agosto, já que o período contratado com a Nova Era encerra no dia 28. A escolha pela empresa pública foi definida ontem, durante reunião entre o prefeito Airton Dipp, o secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, o procurador geral do município, Euclides Ferreira e o diretor presidente da empresa, Claudemir Bragagnolo. A Codepas deverá locar os caminhões compactadores e equipamentos necessários para fazer o recolhimento. Os funcionários deverão ser contratados emergencialmente até que seja providenciado concurso público.
O prefeito Airton Dipp disse que a administração entendeu que a Codepas é a melhor opção para assumir o serviço. “Fizemos uma análise técnica e jurídica da situação”, disse.O diretor presidente da empresa pública explicou que ainda estão analisando as propostas de empresas para fazer a locação de oito caminhões compactadores e equipamentos necessários para atuar junto ao novo sistema de conteinerização e que terão tempo suficiente até o dia 29 para oferecer um serviço de qualidade. Deverão ser contratados emergencialmente 11 motoristas e 33 garis, até que saia um novo concurso. Bragagnolo afirmou que a comunidade não encontrará caminhões parados. “Estamos trabalhando para gerenciar da melhor forma possível e a nossa prioridade é a eficiência”, afirmou.O secretário do Meio Ambiente disse que foi avaliada a forma mais viável e questões técnicas. Os levantamentos efetuados pela Codepas também foram levados em consideração. Um dos lados positivos será a geração de lucro para o município.
Alves disse que a administração acredita que a empresa pública tem competência para prestar um serviço comprometido com a qualidade de vida dos passo-fundenses. “Depois de superar algumas dificuldades financeiras, a Codepas está se destacando e isso pode ser visto no empenho da empresa em querer instalar os parquímetros, comprar novos ônibus e agora prestar mais um serviço que é a coleta de lixo”, disse Alves.
Contêineres em 30 diasO sistema de contêineres está ligado diretamente à coleta. Durante a reunião realizada na quinta-feira, o prefeito Dipp aproveitou para homologar a licitação da contratação de empresa para implantação dos contêineres para armazenamento do lixo na região central da cidade. A empresa vencedora da licitação, a Contemar Ambiental Comércio de Contêineres Ltda, da cidade de Sorocaba em São Paulo, distribuirá 700 contêineres, sendo 350 para o depósito de lixo reciclável e 350 para o orgânico. Segundo o secretário Clóvis Alves, depois da assinatura do contrato que aconteceu ontem, a empresa tem um prazo de 30 dias para instalar os equipamentos. Na próxima semana, técnicos da empresa estarão na cidade para determinar os pontos e logística para colocar os contêineres e papeleiras.
Edital Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a destinação do lixo teve abertura de licitação autorizada pelo prefeito Dipp e o edital será publicado nos próximos dias.