Boneco Recicleiton vira símbolo do Meio Ambiente

Um boneco feito de material reciclável por uma estudante virou o mascote da campanha ?EURoeEu respeito à natureza?EUR?, desenvolvido pela Escola Senador Pasqualini. O projeto que visa à conscientização já ultrapassa os muros da escola.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O boneco Recicleiton virou a atração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Pasqualini, no Bairro Vera Cruz. Ele faz parte do projeto “Eu respeito à natureza”. Uma iniciativa que está fazendo a diferença para o Meio Ambiente. A ideia partiu de uma professora que instigou uma turma a promover ações em prol da natureza. Uma aluna construiu um boneco com material reciclável que se tornou o mascote da campanha. Os bons resultados ampliaram o projeto para toda a escola e os efeitos já podem ser notados na comunidade em que a instituição está inserida.

Neste ano, a escola Senador Pasqualini ganhou verdadeiros guardiões da natureza. Isso só foi possível através da conscientização que iniciou dentro da sala de aula. A professora do 4º ano e coordenadora do projeto, Eliane Catarina Ortiz está desenvolvendo o tema sobre o meio ambiente em todas as disciplinas, desde o Português até a Geografia. Atividades que incentivaram a aluna Tarciane Moreira dos Santos a construir um boneco composto por latinhas, garrafas pet, tecidos, papéis e tampinhas plásticas. O trabalho contou com a ajuda da irmã e do pai da estudante. “Pegamos um arame e furamos as latinhas e as tampinhas. O modelo foi inspirado em um desenho do livro da professora”, contou Tarciane.

O boneco e a atitude da estudante do 4º ano chamaram a atenção da professora e demais funcionários da escola. O tema “Eu respeito à natureza”, tornou-se um projeto e estendeu-se para todas as turmas. A escola resolveu criar um concurso para escolher o nome do boneco que foi batizado de Recicleiton. O mascote foi colocado na porta de entrada da instituição. “Eu me senti muito feliz por fazer o Recicleiton. Ele representa a importância da reciclagem, porque através dela podemos fazer um mundo melhor”, disse a aluna.

Colhendo resultados
A coordenadora do projeto explicou que os estudantes desenvolveram ações de conscientização na escola e na comunidade. “Os alunos limparam o pátio da escola e explicaram para os moradores do bairro sobre a importância de preservar a limpeza nas suas casas. Além disso, fazem atividades sobre a reciclagem do lixo, leitura e produção de textos na sala de aula”, explicou Eliane.

A escola está arrecadando latinhas e cada professora se comprometeu em dar uma caixa de bombom para os alunos que mais trouxerem o material. Essas latinhas serão vendidas e o dinheiro será utilizado para fazer a festa de formatura dos alunos da 8ª série.

Os resultados positivos do projeto estão sendo percebidos nas atitudes diárias dos alunos. “Quando percebem que alguém largou um papel no chão, os alunos chamam a atenção na hora. É mais fácil a conscientização na infância. É igual aprender inglês, quanto mais cedo melhor”, contou a coordenadora do projeto.

Gostou? Compartilhe