Ações para reduzir doenças e mortes no trânsito

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ações educativas da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva da UPF, e Centro Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), vão  promover apresentações de espetáculos teatrais de orientação visando diminuir o número de doenças e mortes pelo trânsito de Passo Fundo. A primeira atividade está programada para o dia 25 de setembro.

Segundo o secretário de Saúde, Alberi Grando, o projeto é de fundamental importância para a população, “visto que os acidentes de trânsito constituem-se num dos grandes problemas de saúde pública do município.” Esses acidentes, observa o secretário, atingem inclusive nossa economia, pois geram altos custos hospitalares, perdas afetivas e materiais, investimentos em assistência e previdência. “Além da dor, trauma e sofrimento, que causam às vítimas e aos seus familiares”, completa.

Um grupo da universidade foi contratado, explica Grando, para levar as mensagens através do teatro, “visando proteger o cidadão e a preservar a vida, por meio da educação e cidadania.” A primeira apresentação está programada para o dia 25 de setembro, das 16h às 18h, na Praça da Mãe. Se chover, será no Shopping Bella Cittá.

As apresentações vão prosseguir em outubro:  dia 7, no Centro de Convivência da UPF; dia 14, na praça Cecy Leite Costa, em frente á escola de mesmo nome; dia 24 em frente ao Colégio Notre Dame; dia 28, na avenida Brasil, em frente aos bombeiros da Petrópolis; e dia 6 de novembro, no centro, em frente à Catedral.  

Gostou? Compartilhe