Redação/ON
Atualmente o município de Passo Fundo dispõe de um atendimento 24 horas, inclusive com plantão de pediatria, funcionando na rua Fagundes dos Reis, em frente ao Colégio Conceição. O local divide espaço com a 6ª Coordenadoria de Saúde e o prédio pertence do governo do estado.
Recentemente foi divulgada a informação de que o poder público estadual teria pedido o prédio, o que levaria o Pronto Atendimento 24 horas a uma mudança de endereço. A mesma divulgação dava conta de que a mudança seria em breve. Entretanto, o secretário municipal de Saúde, Alberi Grando esclareceu que a mudança ainda não tem data marcada.
“Realmente houve um pedido do estado, mas já conversei com a secretária estadual Arita Bergman e ela recuou no pedido”, salienta Grando. De acordo com ele, a mudança de endereço somente vai acontecer quando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estiver pronta. “Aí sim vamos concentrar o pronto atendimento 24 horas em um único local, que será na UPA. Até lá, permanece no local em que está hoje”, explica o secretário.
Com a entrada em funcionamento da UPA, a unidade será a responsável por todo atendimento 24 horas do município, encaminhando os casos mais graves, quando necessário, para as emergências hospitalares. Passo Fundo foi contemplada com a construção de uma UPA quando da pandemia de gripe A, no inverno do ano passado, com o intuito de desafogar os plantões das emergências hospitalares.