Riacho Garden acumula entulhos

Há um ano, dezenas de famílias foram retiradas da beira do riacho por ser uma área de preservação permanente. Os entulhos das casas que foram desmanchadas ainda não foram recolhidos pelo poder público e prejudicam o meio ambiente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O riacho Garden, no Loteamento São Bento, está rodeado por lixo e entulho que não foram recolhidos pela prefeitura depois de um ano da saída das cerca de 30 famílias que moravam no local, considerado área de preservação permanente. Móveis, restos de concreto, tijolos, telhas, piso cerâmico, roupas, calçados e muito lixo fazem parte do cenário no entorno do riacho. Moradores reclamam que já comunicaram o poder público sobre a situação, mas desde que os antigos moradores foram transferidos para o Loteamento Parque do Sol, a prefeitura não fez a limpeza.

As famílias retiradas das margens do riacho viviam em condições precárias e em situação de risco. Além disso, elas representavam uma agressão ao meio ambiente, já que o local é considerado área de preservação. Os moradores foram transferidos para o Loteamento Parque do Sol, onde foram construídas cem casas populares. Moradores das proximidades do riacho disseram que a prefeitura resolveu um problema, e criou outro. "Eles tiraram as pessoas desse lugar porque a consideravam área de risco, mas não vieram recolher o lixo e o entulho, que prejudicam a manutenção ambiental do local", reclamou o morador Douglas André da Silva.

Os vizinhos disseram que já avisaram o poder público sobre a situação, mas nada foi feito. "Ligamos duas vezes e eles se comprometeram a limpar o local, mas não apareceram. Toda hora tem criança brincando aqui e esse lixo torna-se um perigo para elas", disse o morador.

Secretaria do Meio Ambiente fará mutirão de limpeza

O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, informou que providenciará um mutirão de limpeza para remover o lixo e o entulho que estão depositados às margens do riacho Garden. Ele deverá agendar o serviço juntamente com as secretarias de Obras e de Mobilidade Urbana.

Vereadores estiveram no local

Durante a sessão plenária no início desta semana, o vereador Paulo Neckle (PMDB) informou que esteve no local acompanhado do vereador Rafael Bortoluzzi (PP) para verificar a situação e cobrar do Poder Executivo uma solução. A iniciativa de visitar o riacho foi devido a irregularidades que estariam acontecendo com o sistema de esgoto do Loteamento Parque do Sol, para aonde as famílias do Loteamento São Bento teriam sido transferidas. Os vereadores resolveram conferir a situação um ano após a retirada das famílias e encontraram a situação precária do local causada pelo entulho e lixo que não foram recolhidos.

Gostou? Compartilhe