Daniela Wiethölter/ON
As falhas que aconteceram nos últimos dias na coleta de lixo forçaram a prefeitura a deslocar caminhões de três secretarias para regularizar os serviços. O trabalho conjunto foi realizado ontem pela manhã e à tarde em diversos bairros.
A força-tarefa da prefeitura foi determinada pelo prefeito Airton Dipp no final da tarde de terça-feira (17), após receber denúncias de que a coleta não estava sendo feita pela Nova Era desde a metade da semana passada. Segundo Dipp, a coleta foi feita em caráter emergencial. "Os caminhões não são adequados para isso, mas queremos corrigir um problema que está causando transtornos para a população", disse o prefeito.
Foram deslocados sete caminhões, quatro da Secretaria de Mobilidade Urbana, dois da pasta de Obras e um do Meio Ambiente. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, a força-tarefa envolveu em torno de 30 servidores, que fizeram a coleta nos bairros e levaram o lixo até o aterro. Ele ainda ressaltou que a empresa que seria responsável pelo trabalho não receberá pelo lixo depositado pelos caminhões da prefeitura. "Normalmente pagamos por tonelada de lixo recolhido, mas como foi a prefeitura que fez o serviço, a Nova Era não receberá pelo o que foi coletado por nós", disse.
Mesmo com o contrato com a Nova Era em vigor até o dia 28, o prefeito sinalizou que a coleta emergencial será mantida nos próximos dias. "Vamos continuar até que tudo esteja de acordo com o esperado pela população", garantiu. Os moradores podem solicitar à Secretaria do Meio Ambiente a coleta pelo telefone 3311 5494.
Codepas
A partir do dia 29, a Codepas assume a coleta no município. Haverá contratação emergencial de 11 motoristas e 33 garis até que saia um concurso e também serão locados oito caminhões compactadores e demais equipamentos necessários. Os horários e trechos do recolhimento permanecerão iguais em todos os bairros. "Acreditamos que com a Codepas e os novos contêineres estaremos dando um salto de qualidade na coleta do lixo na cidade", afirmou Alves.