Natália Fávero/ON
A Codepas inicia hoje a seleção de funcionários para trabalhar na coleta de lixo em Passo Fundo. A empresa pública foi escolhida pela prefeitura para assumir o serviço no lugar da Nova Era a partir do dia 29. Se necessário, essa data poderá ser antecipada. Os funcionários serão contratados emergencialmente e a intenção é futuramente realizar concurso.
Estão sendo selecionados 11 motoristas e 33 garis. O diretor presidente da Codepas, Claudemir Bragagnolo, garantiu que a preferência será para os profissionais que já fazem o recolhimento na cidade.
Além da recontratação de alguns funcionários da Nova Era, Bragagnolo informou que para concorrer à vaga de motorista, os interessados deverão ter experiência e conhecer a cidade. Já os garis, além de experiência, precisarão apresentar bom condicionamento físico para percorrer as ruas.
Nesta semana, Bragagnolo assegurou que quem for contratado vai ter carteira de trabalho assinada e equipamentos adequados para o exercício da função. Reforçou ainda que os trabalhadores, que alegaram problemas com a atual empresa, não podem deixar mal a comunidade nesses últimos dias de contrato. "Quem trabalhar bem até o final será recontratado", garantiu.
Os interessados em trabalhar na função de gari ou motorista podem entrar em contato com a empresa Via Norte pelo telefone 3312 0175. A empresa fica na rua Serafin Sartori, 125, bairro São Cristóvão.
Quase tudo pronto
Os sete caminhões compactadores e um baú e os equipamentos necessários para fazer a coleta do lixo já foram locados e deverão chegar no início da próxima semana. Também já estão sendo confeccionados uniformes, como bonés, luvas e tênis. Alguns funcionários da Codepas estão percorrendo e estudando as rotas.
A empresa deverá assumir a coleta no dia 29, mas o diretor presidente informou que, se for necessário, a Codepas tem condições de iniciar as atividades antes dessa data. A intenção é estar com tudo pronto no dia 25. O contrato com a Nova Era termina no dia 27.
Nova Era abandona coleta
A falta de recolhimento de lixo na cidade, desde a semana passada, obrigou o prefeito Airton Dipp a convocar as secretarias de Obras, Mobilidade Urbana e do Meio Ambiente a fazer um mutirão na cidade. Na quarta-feira (18), foram deslocados sete caminhões dessas secretarias para recolher o lixo espalhado nas ruas. Ontem, cinco caminhões participaram da força-tarefa, mas mesmo assim muitos bairros ainda acumulavam pilhas de sacolas de lixo.
Em frente às casas, nos bairros Nonoai, Annes, Victor Issler, Vila Fátima, Santa Maria e Dona Eliza, a equipe de reportagem de ON registrou inúmeras sacolas que ainda não haviam sido recolhidas. O secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, informou que a Nova Era está enfrentando dificuldades nos últimos dias em função de os funcionários não estarem querendo trabalhar além do horário previsto. O acúmulo de lixo também prejudica a normalização dos serviços.
Alves pede que a comunidade ligue para a Secretaria do Meio Ambiente e informe as ruas que precisam de recolhimento. O telefone é 3311 5494.