Redação/ON
O Rio Grande do Sul foi um dos estados brasileiros onde a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada. Com isso, as doses da vacina estão sendo aplicadas até hoje nas unidades de saúde dos bairros de Passo Fundo.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até momento foram vacinadas cerca de 600 mil crianças no estado. Mas a expectativa é que o número aumente ainda mais até o final da tarde de hoje. A segunda etapa, que começou no último sábado, dia 14 de agosto, foi estendida no estado em virtude do frio intenso e chuva do final de semana que podem ter dificultado o acesso de algumas crianças até os postos de vacinação.
Dados parciais do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações apontaram que 85,23% da população de zero a cinco anos de idade recebeu a vacina no Rio Grande do Sul. A meta é alcançar 95% de cobertura. O índice já foi alcançado em 185 municípios gaúchos.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral. Mesmo as crianças que já tomara a dose dentro do calendário normal de vacinação infantil deve ser imunizado na durante a campanha.