Natália Fávero/ON
Para este dia 21 de agosto estão marcadas as eleições do Condel (Conselho Deliberativo) da Uampaf (União das Associações de Moradores de Passo Fundo). O conselho é o órgão responsável pela fiscalização e análise das ações da Uampaf. A votação para escolher a nova diretoria será no Teatro Municipal Múcio de Castro, a partir das 13h30. Até ontem duas chapas estavam inscritas, mas os interessados podem fazer inscrição até cinco minutos antes do início da votação, que está prevista para começar as 14h.
O atual presidente do Condel, Paulo Lopes, alerta que as eleições só ocorrerão se houver quorum, ou seja, 50%, mais um, de seus membros. Estão aptos a votar, os presidentes de bairro ou os suplentes, em caso de ausência do presidente.
O Condel é composto pelo presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. A chapa eleita ficará no cargo por dois anos. Atualmente, há 86 associações de moradores, mas, segundo o presidente do Condel, três não poderão participar devido a irregularidades. Lopes garante que essas associações não passaram pelo processo deliberativo. Outras entidades também estariam sendo investigadas.
No dia 15, as eleições foram suspensas por falta de quorum. Alguns integrantes de chapas não concordaram com a suspensão, e houve tumulto. "Um integrante tentou me agredir e fui ameaçado de morte. Registrei ocorrência policial", explicou Lopes.
Neste sábado, a Brigada Militar e o Ministério Público foram solicitados para acompanhar o processo de votação. O resultado deverá ser divulgado por volta das 15h
Serviço
Evento: eleições do Condel
Local: Teatro Municipal Múcio de Castro, Av. Brasil
Horário: 13h30