Natália Fávero/ON
Edenir Antônio Pés, mais conhecido como Peixe, está entre os melhores motoristas do Brasil. Ele é funcionário público há 18 anos e trabalha como motorista na Secretaria de Obras. Há 35 anos, uma das suas paixões é dirigir caminhão. No mês passado, ele se inscreveu para um concurso chamado Melhor motorista de caminhão do Brasil, promovido por uma das maiores fabricantes de caminhões do país. Concorreu com 28 mil inscritos e passou pelas duas primeiras etapas. Ficou entre os 3.800 participantes nacionais e na 60º posição na etapa regional, com 1,2 mil concorrentes.
Na primeira etapa, Antônio Pés teve uma prova teórica com 15 questões sobre direção ofensiva, condução eficaz, economia de combustível, manutenção preventiva e meio ambiente. Aprovado nessa fase, o motorista foi selecionado a participar da segunda etapa, realizada em Concórdia (SC), no final de semana passado. Lá, ele fez mais uma prova teórica e outra prática. "Fiz teste de volante, conhecimento em mecânica, manutenção do caminhão, entre outras tarefas", disse o motorista.
Dos 1,2 mil participantes, Antônio Pés ficou entre os 60. Uma posição considerada vitoriosa pelo motorista. O concurso está realizando 30 etapas regionais no país e só o primeiro de cada região passará para a última etapa, que acontece em São Paulo. "Fui muito bem. Era quase 30 mil inscritos. O mais difícil foi voltar a dirigir caminhões grandes na estrada depois de 18 anos trabalhando com um bem menor", explicou Pés.
Em uma cidade tão mal vista no trânsito, por conter alguns maus motoristas, Antônio Pés pode ser considerado um exemplo para Passo Fundo. "Nós, motoristas, precisamos dar o exemplo para os outros. A capacidade de mudar o trânsito está dentro de cada um. Muitos se acham donos da verdade, e não é assim que as coisas vão mudar", argumentou.
O segredo de Peixe, como é chamado pelos mais íntimos, é a paciência. "Sou uma pessoa calma no trânsito. A minha família e a família dos outros dependem de mim. Caso eu provocar um acidente, vou afetar a vida de ambas. Os motoristas precisam estar sempre atentos e cuidar do movimento ao redor do seu veículo", disse o motorista.
Funcionários comemoram a conquista de Edenir
O motorista João Carlos, colega de Edenir, disse que essa é uma maneira de incentivar os demais motoristas. "É uma vitória para toda a classe da cidade. Não é uma profissão fácil e está cada vez mais difícil encontrar pessoas que queiram ser caminhoneiros", comentou João Carlos.
O secretário de Obras, Gilberto Simor, está orgulhoso de ter um funcionário com tamanho valor. "Como secretário, estou muito honrado e essa conquista do Edenir mostra que podemos nos próximos anos chegar em primeiro. Ele sendo funcionário público mostra que a comunidade está muito bem servida", disse Simor.
Motorista receberá homenagem da Câmara de Vereadores
Edenir será contemplado na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (25) com um diploma de honra ao mérito pela conquista. A proposição é do vereador Paulo Neckle (PMDB). "É uma forma de incentivar os motoristas em meio de tanta coisa ruim. Vamos aproveitar o momento em que muitos dizem que a cidade tem maus motoristas, para mostrar que existem os bons também", explicou o vereador.
Concurso Melhor motorista de caminhão do Brasil 2010
A finalidade é integrar o motorista nos assuntos relacionados à legislação e educação no trânsito, segurança nas estradas, correta manutenção dos veículos, direção defensiva, economia de combustível, cuidados com o meio ambiente, manutenção preventiva e condução eficaz para eleger o melhor motorista de caminhão do país.
A etapa final será nos dias 11 e 12 de setembro. Os motoristas terão de passar por novas provas teóricas e práticas. O vencedor ganhará um caminhão de prêmios com mais de 20 produtos. Outras informações no endereço eletrônico www.melhormotorista.com.br.