Semana de atenção às pessoas com deficiência

Até o dia 28, entidade promove uma série de ações e atividades para lembrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

No sábado, 21 de agosto, foram abertas as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com a realização de jogos de integração que teve a participação de alunos, pais e funcionários da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A atividade levou dezenas de pessoas ao ginásio que fica ao lado da entidade, onde aconteceram, dentre outras atividades, jogos de futebol.

A Apae de Passo Fundo atende hoje cerca de 380 pessoas, entre alunos e usuários. Segundo Maria Arlete Pereira, diretora da escola da Apae, além de oferecer diversos níveis de ensino, a entidade também oferece serviço de saúde e assistência social. "Temos diversas pessoas que não participam da escola, mas dependem da Apae para os encaminhamentos de saúde", comenta. Do público atendido, existem bebês recém-nascidos até pessoas de 60 anos.

Para garantir o atendimento, são mantidos convênios com os governos federal, estadual e municipal e diretamente com o Sistema Único de Saúde. Além disso, 60% dos recursos são oriundos de doações da comunidade. "Todo o atendimento oferecido é gratuito, tanto médico como educacional", salienta o diretor financeiro, Valdir Piniccini.

Estrutura
Os trabalhos desenvolvidos pela Apae contam com o atendimento de 61 funcionários, 18 voluntários da diretoria administrativa, dez funcionários cedidos pelo município e sete pelo Estado. De acordo com Piccinini, a manutenção da entidade se dá praticamente com o que é arrecadado com as doações. "Temos diversas parcerias. Hoje nossa situação não é crítica, mas também não é confortável. Conseguimos estar em dia com o pagamento da folha, não temos débito, mas não temos recursos para investir", destaca.

Contudo, a entidade procura sempre suprir todas as necessidades dos alunos e usuários. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar que inclui atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia, pediatria, psicologia, psicopedagogia e odontologia. Além disso, é oferecida escola regular, com ensino fundamental. "Como trabalhamos com inclusão, hoje temos educação infantil, ensino fundamental - séries iniciais e Educação de Jovens e Adultos séries iniciais", explica Maria Arlete.

Programação
As atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla seguem até o dia 28 de agosto. Hoje, pela manhã e à arde, estão marcados passeios na UPF (Universidade de Passo Fundo). Amanhã (24) será realizada uma formação para os funcionários, à tarde, com uma palestra ministrada pela psiquiatra Rita de Cássia Maynart Bordin. Na quarta-feira (25), os alunos terão uma manhã especial de cinema. À tarde, as turmas de Educação de Jovens e Adultos fazem um passeio na UPF. Para quinta-feira (26), está prevista a entrega de mensagens à comunidade, das 9h às 11h, nas avenidas Brasil e Presidente Vargas e na rua Teixeira Soares. À tarde haverá uma confraternização, com apresentações artísticas e jogos. Para essa atividade foram convidados os Bombeiros Mirins.

A sexta-feira (27) será de um encontro de autodefensores, quando também serão escolhidos os representantes da entidade. "Os alunos da Apae irão escolher seus representantes para a diretoria, que serão seus autodefensores. É mais uma forma de conquista de espaços que pretende lembrar o lema nacional da semana que é Oportunidade: um sopro para ir além", explica Maria Arlete. Ainda na sexta-feira acontece a inauguração do pátio da escola e uma palestra com a fonoaudióloga Zulema Yanes, atividade que acontece em parceria com a Apae de Guaporé.

No sábado (28) encerram-se as comemorações, com uma celebração eucarística na paróquia Santa Teresinha, marcada para as 17h.

Gostou? Compartilhe