Falta de coleta aumenta o serviço dos papeleiros

A falta do recolhimento do lixo nas últimas semanas dobrou o trabalho dos papeleiros. Empresas optam por doar os restos de alimentos e materiais recicláveis aos carroceiros, ao invés de esperar o caminhão do lixo passar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O problema com a coleta do lixo em Passo Fundo despertou novas formas de descartar os resíduos. Cansadas de acumular sacolas em frente aos estabelecimentos à espera do caminhão do lixo, algumas empresas resolveram doar as embalagens, caixas de papelão e restos de alimentos aos papeleiros. O mutirão que a prefeitura vem realizando nos últimos dias para normalizar a coleta na cidade, não está sendo suficiente para recolher todo o lixo. Muitos bairros, inclusive o centro, estão abarrotados de sacolas.  

Na Vila Fátima, na rua Dona Elisa, as empresas estão adotando um novo método de eliminar o lixo, principalmente, mercados, açougues e padarias. O gerente de um dos estabelecimentos da rua, Luis Carlos da Silva, disse que não dá para contar com o recolhimento de lixo do município e, portanto, a empresa optou por doar as dezenas de caixas de papelão, plásticos e restos de alimentos. "Combinamos com um papeleiro para ele passar duas vezes por semana. Não temos como colocar os resíduos na lixeira, porque os cachorros fazem muita sujeira", disse o gerente.

Paulino dos Santos é papeleiro há 13 anos. Com o dinheiro da venda dos materiais recicláveis sustenta quatro filhos e a esposa. A falta do recolhimento do lixo proporcionou o aumentou da quantidade desses materiais. "Para nós de certa forma é positivo. Nas últimas semanas conseguimos vender mais que em meses passados", comentou Santos.

Codepas assume a coleta nesta semana
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, a Codepas assumirá o recolhimento do lixo na próxima sexta-feira (27/08). O contrato com a empresa Nova Era terminará no dia 26 de agosto. "A codepas está com quase tudo pronto. Os caminhões estão aí, os uniformes estão sendo confeccionados e o pessoal está sendo contratado", disse Alves.

Gostou? Compartilhe