Resultados de exames são esquecidos por pacientes

Levantamento apontou queda no desperdício dos exames solicitados na rede municipal de saúde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Apesar da grande fila de espera, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município deixam de retirar os resultados dos exames. Segundo um levantamento realizado nos cinco CAIS, neste primeiro semestre, 311 pessoas não retiraram os resultados dos exames e, possivelmente não retornaram ao médico. O número corresponde a 5,8% do total de pessoas que realizaram exames nos primeiros seis meses do ano.

Entre os exames de rotina mais solicitados estão, hemograma, colesterol e triglicerídeos. Conforme o secretário de Saúde, Alberi Grando, cada paciente realiza em média oito exames laboratoriais, número que multiplicado pelo número de pessoas que não retiraram as análises, pode chegar a quase 2.500 exames. “Não sabemos ao certo quanto custou este desperdício, pois teríamos que avaliar todos os exames, o que não seria correto já que somente o paciente poderia autorizar a abertura dos envelopes”, disse.

Abandono diminuiu
No levantamento realizado no ano de 2009, o índice de abandono era muito maior, chegando a quase 30% do total de exames realizados nos CAIS. Grando explicou que devido ao alto número, desde o início de 2010 buscou-se alternativas para minimizar o problema. “Solicitamos aos médicos que somente solicitassem exames realmente necessários. Além disso, as equipes estão conseguindo localizar os pacientes e parentes para lembrá-los de buscar os resultados”, explicou.

Os resultados ficam disponíveis nas unidades até um ano após a realização do exame, depois são enviados para a Secretaria da Saúde e posteriormente são descartados.

Gostou? Compartilhe