A meta de vacinar 95% das crianças não foi atingida. Dessa forma a campanha de vacinação contra a poliomielite, que já havia sido prorrogada até a última sexta-feira, dia 20, ganhou uma segunda etapa. Conforme a coordenadoria de vigilância sanitária até o momento foram vacinadas 11 mil 822 crianças, o que representa cobertura de 91,59%. Cerca de 440 crianças precisam se vacinar no município.
A segunda etapa de campanha de vacinação vai até sexta-feira, dia 27, para crianças de 0 à 5 anos.
A vacina
Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de zero a quatro anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a campanha nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
A vacina não apresenta contraindicações. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38ºC ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receber as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e Aids ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico).