Representantes das entidades colaboradoras do Projeto TransformAção – Cáritas Diocesana, Congregação das Irmãs Franciscanas, Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, Congregação dos Missionários Redenteoristas e Instituto Sagrada Família –, se reuniram para discutir possibilidades para o desenvolvimento de uma campanha de conscientização quanto ao papel de cada um na preservação ambiental. As atividades serão, a princípio, desenvolvidas em instituições de ensino públicas e privadas da cidade de Passo Fundo e terão como base a cartilha organizada pela equipe do Projeto: “TransformAção: Que Comece Comigo”.
Nela, de modo didático, são abordadas questões como os benefícios para o meio ambiente da reciclagem, os materiais reutilizáveis, a coleta seletiva e os prejuízos para o ambiente da destinação inapropriada de resíduos. Com previsão de lançamento para o dia 28 de setembro, as cartilhas foram esmiuçadas em sala de aula com turmas-piloto das escolas vinculadas às entidades religiosas colaboradoras: Colégio Notre Dame Passo Fundo, Escola Menino Jesus Notre Dame e Instituto Menino Deus. Nelas, atividades diversas, tendo em vista o uso do material de conscientização, foram desenvolvidas, a fim de que as experiências, receptividade e resultados fossem partilhados neste encontro. A partir das dinâmicas educacionais experimentadas, a metodologia de abordagem para com os estudantes que receberão em mãos a cartilha será discutida e definida, a fim de que o slogan que resume as intenções do TransformAção – “Cuidar da Vida, Cuidar da Natureza, Cuidar das Pessoas” – se torne, cada vez mais uma constante preocupação de todos.
O TransformAção busca articular a necessidade do cuidado da vida humana e ambiental, educar para a convivência sadia do ser humano com a natureza, construir alternativas à exploração do meio ambiente, diminuindo o impacto ambiental e oportunizando trabalho e renda à famílias de extrema pobreza e em situação de vulnerabilidade social.