Glenda Mendes/ON
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Catarina, que fica na Vila Ipiranga, completou 28 anos de existência no mês de agosto. Para comemorar a data, uma grande festa foi realizada com a presença dos alunos, pais, professores, funcionários e comunidade. Lembrando o tempo de trabalho da escola, foi feito um bolo de 28 metros, compartilhado entre todos os convidados presentes à comemoração.
Outra atividade realizada foi um cronograma de apresentações artísticas dos alunos. Dentre elas, as turmas do quinto ano se inspiraram em Tom Jobim e Vinícius de Moraes para produzir uma paródia. O resultado foi a criação de uma nova letra para a música Garota de Ipanema, lembrando o aniversário da escola. Confira.
Coisa mais linda
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
Uma escola de raça
Que com você
Vive a se preocupar
Equipe bem preparada
Com a criançada
O seu conviver
É mais que um poema
É a coisa mais linda
Que eu já vi fazer
Ah, se tu soubesses
Que no IMAC
A solidão já não existe
Têm amigos - têm amigas
Tem estudo - poesia - cantoria
Tem abraço - tem história
E tem família
Olimpíada da Língua Portuguesa
Estão em fase de análise os textos produzidos pelos alunos inscritos na etapa municipal da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A competição é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, que tem por objetivo a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Em Passo Fundo, a participação foi de 18 escolas municipais e sete estaduais. A coordenação da etapa municipal é feita pela coordenadora de Educação da Secretaria Municipal de Educação, professora Maria Salete Telles. De acordo com ela, as escolas receberam o material do Ministério da Educação, sendo que os professores de Língua Portuguesa realizaram com os alunos atividades para elaboração dos textos. "As próprias escolas organizaram comissões julgadores, conforme orientação do ministério e nos enviaram os textos escolhidos", destaca. O tema deste ano foi O lugar onde vivo. "Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade", salienta.
A olimpíada está dividida em quatro gêneros: poema, memória, crônica e opinião. Salete frisou que a olimpíada não está em busca de talentos, mas tem o propósito de contribuir com a melhora da escrita de todos participantes. Conforme ela, depois da análise feita pelo município, dois textos de cada gênero serão encaminhados para o ministério, além de cinco suplentes cada, que participarão da fase regional da olimpíada, que acontece nos meses de setembro e outubro.