Céu segue com predomínio de nuvens

Umidade aumentou, mas o tempo abafado e quente vai permanecer até a próxima quarta-feira. Lavouras de inverno não sofreram com a ausência de chuvas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

A aproximação de uma frente fria e a mudança dos ventos amenizaram a umidade relativa do ar na região. Nos últimos quatro dias, a média do índice passou de 46%, na segunda-feira (23), para 71% em Passo Fundo ontem. No entanto, segundo o meteorologista da Metsul, Eugenio Hackbart, as chuvas previstas para a região não devem se confirmar até a metade da próxima semana. "Este clima abafado vai continuar até o início da próxima quarta-feira (1) sob influência de um bloqueio de ar quente que está sobre Santa Catarina, não permitindo o avanço da frente fria para o norte do Estado", explicou.

Devido a este fenômeno, a região de Passo Fundo deve receber somente chuvas esparsas nos próximos dias e as temperaturas devem permanecer estáveis, oscilando entre 16°C e 21°C. Um maior volume de chuvas está previsto apenas para a quinta-feira (2), onde a precipitação pode chegar a 40 mm.

Conforme o prognóstico da Metsul, no final de semana, o tempo continua abafado e não haverá volume de chuva de impacto, e sim ocasional. A previsão esta sexta-feira (27) é de tempo nublado e temperatura alta. A umidade do ar deve voltar aos índices normais, com valores acima dos 80%. Os termômetros devem registrar entre 16°C e 26°C. No sábado (28), há possibilidade de pancadas de chuvas e as temperaturas devem permanecer entre 16°C e 26°C. No domingo, a mínima prevista é de 16°C e a máxima 22°C. Já na segunda-feira (30), as temperaturas devem oscilar entre 14°C e 20°C.

Focos de queimadas

Nesta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros, atendeu duas ocorrências de princípios de incêndios no município. O primeiro foco foi registrado perto das 14h na Vila Donária, perto do Ginásio Teixeirinha, onde cerca de um mil quadrados foi atingido pelo fogo. No final da tarde, outro princípio de incêndio queimou parte do Banhado da Vergueiro.

Lavouras de inverno
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Ataídes Jacobsen, as lavouras de inverno ainda não foram comprometidas pelo clima abafado e sem chuvas dos últimos dias. "O trigo se dá bem com períodos de pouca precipitação", disse. Para a lavoura de milho, que começa a semeadura nas próximas semanas, o tempo também está colaborando. "Com a elevação da temperatura, o solo está mais quente. Na semana que vem, com a previsão de chuvas e com a elevação da umidade, teremos condições adequadas para o plantio do milho", explicou.

Gostou? Compartilhe