Codepas assume hoje a coleta do lixo

A partir de agora, a empresa é a responsável pelo serviço. Serão sete caminhões e 45 pessoas contratadas para fazer o serviço. Direção afirma que a coleta será normalizada em uma semana.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

A Codepas inicia hoje os serviços de coleta de lixo na cidade. O primeiro passo será colocar "a casa em dia" normalizando o recolhimento que está atrasado há algumas semanas, principalmente, nos distritos do interior. A empresa pública está assumindo essa tarefa no lugar da Nova Era, que teve o contrato rompido com o município no final do mês passado. A Codepas realizou um estudo técnico e financeiro e no dia 12 de agosto foi a escolhida pela prefeitura para prestar esse serviço. Para isso, foram locados seis caminhões compactadores e um baú. Além disso, 33 garis e 11 motoristas realizarão o trabalho nas ruas da cidade. O contrato emergencial vence em 180 dias e após esse prazo será realizado um concurso.
A primeira tarefa da Codepas será normalizar o recolhimento e o prazo dado é de uma semana. O diretor presidente Claudemir Bragagnolo disse que os distritos de Passo Fundo são um dos pontos mais atingidos pela falta de coleta. Nestes primeiros dias, o trabalho deverá ser realizado nos três turnos. No sábado a dedicação será voltada para os distritos.
Inicialmente o caminhão do lixo continuará passando nos mesmos dias e horários. Nos bairros, o serviço será realizado nas segundas, quartas e sextas e no centro todos os dias. "A Codepas está entusiasmada com essa nova tarefa que foi atribuída a ela e temos certeza que faremos um bom trabalho. Na primeira semana queremos colocar o serviço em dia e nas outras três semanas se apropriarmos do trabalho como um todo", explicou o diretor presidente.

O vice-prefeito, Rene Cecconello, disse que a Codepas está sendo fortalecida. "Queremos que ela faça o recolhimento do lixo por muito tempo. Estamos fortalecendo aquilo que é de todos nós", disse.

Sete caminhões

Segundo a direção da empresa os sete caminhões locados são suficientes para atender a demanda de 120 toneladas de lixo recolhidas diariamente. O sistema de contêineres também deverá facilitar o trabalho no centro da cidade. A perspectiva é para que a implantação desse sistema aconteça em torno de 40 dias. Três veículos são adaptados para a conteinerização. Os caminhões foram locados da empresa Via Norte e são seminovos. Caso haja problemas com um deles haverá outro para substituição.

Contratos emergenciais
A empresa Via Norte, com sede nas imediações do Bairro São Cristóvão, também é a responsável pela contratação dos 45 funcionários (33 garis e 11 motoristas). O contrato emergencial é por 180 dias. Durante este período, a Codepas deverá iniciar os tramites para um concurso público.

Custo do recolhimento
O custo do recolhimento do lixo é R$ 84,00 por tonelada. Já a coleta seletiva é R$ 4,89 por quilômetro rodado. Segundo o Bragagnolo, esse preço é bem abaixo do mercado.

Licitação dispensada

O supervisor geral da Procuradoria do Município, Júlio César da Silva, explica que a contratação da Codepas dispensa licitação por se tratar de empresa pública. Ela não precisa concorrer com outras empresas particulares. Apesar de não ter enfrentado o processo de licitação, a Codepas formalizou um contrato com obrigações entre ela e o município. Caso não cumpra o contrato também estará sujeita a notificações, multas e rescisão.

Gostou? Compartilhe