Encontro de religiões

O budismo, o catolicismo, o espiritismo, o judaísmo e a religiosidade da cultura afro-brasileira, cigana e indígena estão reunidos em uma Mostra Cultural das Religiões, promovida pela Escola Menino Jesus Notre Dame.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

A primeira Mostra Cultural das Religiões conseguiu fazer o que parece impossível em muitas partes do mundo: reunir as diferentes crenças religiosas sem causar conflitos ou constrangimentos. Uma verdadeira aula de ensino religioso. Baseados na temática “O Transcendente nas diferentes culturas do universo religioso”, os 750 alunos da Escola Menino Jesus Notre Dame, desde a Educação Infantil até o nono ano, confeccionaram cartazes, vestimentas e objetos que representam a pluralidade e os detalhes religiosos do budismo, do catolicismo, do espiritismo, do judaísmo, da cultura afro-brasileira, cigana e indígena. Uma exposição que ficará marcada na vida desses estudantes.

A mostra é uma homenagem ao Ano do Ensino Religioso. A coordenadora do projeto, Jocimara de Fátima Quaresma, disse que desde o início do ano letivo, os alunos iniciaram a pesquisa e trabalhos práticos sobre as religiões que culminou com a exposição. “A Mostra tem como objetivo mostrar as diferenças das religiões”, disse a coordenadora.

O evento é marcado por exposições sobre os lugares sagrados, a religiosidade cigana e afro-brasileira. Esta última conta até com uma vitrine viva de orixás encenada pelos alunos. Chás da cultura popular, livros sagrados de cada religião e a releitura dos quadros e imagens religiosas mostram as minúcias das crenças.

Para as alunas Meritza e Júlia Goedel, a experiência trouxe um ponto a mais na cultura delas. “Conhecemos as religiões e este aprendizado é importante para as nossas vidas. Pesquisamos sobre a cultura afro-brasileira e vimos que cada orixá tem sua característica”, explicaram as alunas.

Ontem foi a abertura da Mostra que termina no final da tarde de hoje.

Gostou? Compartilhe