Academias de Medicina reúnem-se hoje

Passo Fundo sedia Encontro da Academia Sul-rio-grandense de Medicina com manhã científica

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Para marcar a inauguração da sede própria, a Academina Passo-fundense de Medicina (APM) sedia neste sábado (28) o Encontro da Academia Sul-rio-grandense de Medicina (ASRM), com uma manhã científica. O evento acontece na Faculdade de Medicina que fica no Campus II da Universidade de Passo Fundo.

A inauguração da sede própria é uma inovação, uma vez que poucas podem contar com isso. "Por isso, a inauguração da sede da APM tem uma importância para o desenvolvimento da medicina de Passo Fundo e região", comenta Gilberto Tubino da Silva, médico acadêmico titular da ASRM.

O encontro que tem apoio do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Universidade de Passo Fundo e Kozma, traz a Passo Fundo diversos integrantes da academia estadual.

Criada em 2002, a Academia Passo-fundense de Medicina tem como presidente o médico Plácido Scussel. "Essa academia congrega 41 colegas que trabalharam aqui em Passo Fundo e que já são falecidos. Eles são considerados os patronos. E nós somos os acadêmicos. Cada um ocupa uma cadeira", salienta Scussel.

Finalidade
O presidente da APM explica que o objetivo principal da academia é a preservação da história. "Todo o trabalho científico produzido pelos médicos de Passo Fundo publicados em revistas, artigos, estamos tentando resgatar", explica.
Nesta pesquisa, foi possível resgatar diversos materiais. "Conseguimos resgatar histórias como a de Nicolau Araújo Vergueiro, que foi o primeiro médico passo-fundense e que é ainda hoje considerado o médico que mais projetou Passo Fundo", comenta Scussel. Nicolau de Araújo Vergueiro foi deputado federal por seis vezes, por outros três mandatos foi deputado estadual. Além disso, segundo Scussel, foi o responsável pela construção da escola que hoje leva o seu nome.
"Foi ele também que doou as terras para o quartel do Exército se instalar em Passo Fundo. Participou da construção da estrada de ferro que hoje está desativada. Temos muita história, muitos colegas dos quais estamos resgatando todo trabalho que já foi realizado", salienta.

Sede própria
O local onde foi construída a sede própria fica num terreno atrás da Faculdade de Medicina. "Era um terreno baldio da universidade e que a academia alavancou este projeto. Além de fazer o auditório, nós estamos construindo também os diretórios acadêmicos da Medicina, da Enfermagem e um Centro de Convivência, coisa que era sentida por nós professores que era necessária", argumenta Scussel. De acordo com ele, além de sediar a academia, o local será propício ao convívio e interação entre alunos e professores.

Programação
Dia 28 de agosto, sábado
Inauguração da Sede da APM
Local: Academia Passo-Fundense de Medicina
9h - Formação da mesa diretora dos trabalhos
Solenidade de abertura
Atividades Científicas
Local: Auditório da Faculdade de Medicina
10h - Razões para a existência das Academias de Medicina
Afonso Heckler (APM)
10h20 - Medicina e Literatura
Blau F. de Souza (ASRM)
10h40 - Pós-graduação - Stricto Sensu
Luis Rohde (ASRM)
11h - Coffee Break
11h10 - Proposta de Atendimento no SUS
Bruno Wayhs (ASRM)
11h30 - Câncer de Próstata
Henrique S. Barata (ASRM)
11h50 - Marketing Ético Hoje
Osvandré Lech (APM)
12h10 - Encerramento
Gilberto Tubino (ASRM)
Plácido Scussel (APM)

Gostou? Compartilhe