Daer garante passarela e lombada na Vila Jardim

Melhorias ainda não têm previsão para ganhar forma. Enquanto isso, como medida emergencial, Daer fará instalação de uma nova lombada física no local

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Bruno Todero/ON

Uma comitiva formada por lideranças comunitárias e políticas, acompanhada por representantes do Daer, percorreu na tarde desta sexta-feira os 32 quilômetros de rodovias que formam o anel viário que contorna por completo a cidade de Passo Fundo. O objetivo era avaliar possíveis investimentos, principalmente na entrada de vilas e bairros que se formaram ao longo destas estradas.

A iniciativa foi arquitetada durante programa da rádio Planalto AM com moradores da Vila Jardim, localizada às margens da ERS-324, no trecho conhecido como Perimetral Sul. Na programação, lideranças pediram agilidade por parte do Daer para instalação de uma lombada eletrônica e da construção de uma passarela para pedestres, já que o bairro é dividido ao meio pela rodovia, e a maioria dos alunos da Escola Municipal Antonino Xavier atravessam a rodovia para chegar ao colégio. O assunto ganhou o apoio da Câmara de Vereadores, representada pelo vice-presidente, Rafael Bortoluzzi (PP). A presidente da associação de moradores, Adriana Hack, ouviu do engenheiro Fabiano de Oliveira Pereira, responsável pelo 6º Distrito Operacional do Daer, a garantia de que ambas as reivindicações serão atendidas. Porém, não foi estipulado um prazo para execução das obras.

Em relação a lombada eletrônica, no ano passado o município chegou a instalar, com autorização do Daer, um equipamento da Kopp - igual ao que é usado no centro - naquele local. No entanto, o Departamento solicitou a retirada da lombada em agosto, antes mesmo de entrar em funcionamento, já que uma outra empresa havia vencido licitação para tal processo. Essa empresa, porém, exigiu readequações no projeto, e ainda não há uma previsão para a instalação. De acordo com Pereira, como medida emergencial, será instalada, nos próximos dias, uma segunda lombada física no trecho, distante cerca de 100 metros de outra.

Já em relação a passarela, Pereira revela que, há mais de 10 anos, o Daer chegou a iniciar um levantamento para a construção. Contudo, a antiga presidência da associação de moradores solicitou o arquivamento do processo entendendo que a travessia poderia representar risco de assalto aos moradores. “Agora, com a nova presidência, há novamente o interesse e vamos dar andamento ao processo que foi arquivado. Em alguns dias estaremos com o processo em mãos para analisar o que ainda precisa ser feito, se já tem projeto, local definido, orçamento. Tudo isso é preciso para só então encaminhar para licitação”, explica o engenheiro. Ele ressalta, porém, que devido o projeto não estar previsto no orçamento do Estado para este ano, é possível que não haja recurso disponível para construção imediata, ficando para o ano que vem a instalação.

Trevo do Ricci
Depois de reunião na sede do Daer, a comitiva - que contou com a participação do ex-prefeito de Passo Fundo, engenheiro Fernando Machado Carrion, responsável pela construção das perimetrais na cidade - seguiu pela avenida Presidente Vargas em direção ao trevo do Ricci, onde foram informados pelo engenheiro do Daer das obras de recuperação da Perimetral Leste, que inicia na ERS-324 e termina na BR-285, próximo ao Aeroporto. Segundo Pereira, já existe uma empresa habilitada para a construção, mas o Estado ainda aguarda período de recursos para finalizar o processo licitatório e dar início às obras.

Municipalização da ERS-153
A comitiva passou ainda pelo trevo da ERS-153, no bairro Boqueirão, onde o engenheiro foi questionado sobre o andamento do processo de municipalização do perímetro urbano da rodovia. O engenheiro revela que, devido ao período eleitoral, a transferência de propriedade do Estado para o Município não é permitida. “Aguardamos o fim das eleições para dar prosseguimento a esse processo, que acredito possa iniciar ainda neste ano, já que as duas partes estão de acordo”, frisa.

Trevo da Xangrilá
Outro trecho que mereceu atenção da comitiva foi o prolongamento da avenida Brasil, na saída para Carazinho, bairro Xangrilá. Ali, o município construiu um trevo que, segundo os moradores, confunde motoristas e coloca em risco a vida de pedestres. Já no trevo do bairro Integração, local de maior ocorrência de acidentes entre todos os visitados, os participantes analisaram possíveis melhorias para redução dos riscos. A colocação de uma lombada física não foi descartada.

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