Novos materiais, processos de fabricação, testes de desempenho de componentes, projetos de bancadas de testes, eletrônica avançada, entre outros assuntos relacionados à engenharia, serão alguns dos temas que os acadêmicos da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF) estarão pesquisando cientificamente a partir de setembro. As pesquisas serão patrocinadas pela empresa Comil Ônibus S.A., uma das principais montadoras de ônibus do Brasil, com sede em Erechim. A parceria foi firmada com a UPF na última quarta-feira, 25 de agosto.
Inicialmente serão 10 alunos que estarão pesquisando sobre assuntos do segmento de atuação da empresa. Os estudantes, que não possuem vínculo empregatício com nenhuma outra empresa, já estão sendo selecionados pela UPF. A prioridade será dada aos acadêmicos matriculados nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção Mecânica.
Os alunos contemplados pelo projeto serão orientados por professores dos cursos e pelos engenheiros da Comil, já que estão envolvidas na iniciativa as diversas áreas de engenharia da empresa. De acordo com os professores da UPF que integram o projeto, esta parceria reafirma o compromisso da universidade com a comunidade e fomenta o desenvolvimento industrial e regional.
Para o diretor de tecnologia e inovação da Comil, Carlos Frederico Viero, a intenção é aproximar os acadêmicos da empresa, a fim de trocar experiências e ampliar os conhecimentos. Outro objetivo é a possibilidade de futuramente os estudantes estarem integrando a equipe da Comil, se assim desejarem, para seguirem carreira na montadora. “A oportunidade também possibilita que desenvolvamos pesquisas em áreas importantes para o nosso segmento de atuação”, relata Viero. A reunião, realizada em Erechim, contou com a presença dos professores da UPF, Márcio Walber, Charles Israel e Juliana Kurek, juntamente com Fabiano Dorneles, que representou o setor financeiro da universidade.