Visando a busca de informações para concretizar o projeto em Passo Fundo, o secretário municipal de Saúde, Alberi Grando, visitou as obras de construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Santa Maria. Passo Fundo também faz parte desse programa, devendo iniciar o atendimento possivelmente no primeiro semestre do ano que vem.
Em Santa Maria, a UPA está sendo construída numa forma de construção rápida, porém o processo é mais caro do que uma de edificação normal, explicou Grando. O fato é , que, conforme o secretário, uma construção normal demora no mínimo um ano e o sistema de Santa Maria de 3 a 4 meses. Esses processos serão avaliados com o prefeito Airton Dipp, para definir o sistema local, completou.
No momento, informou o secretário, toda a documentação necessária para habilitar Passo Fundo a ter uma UPA já foi concretizada e deve ser encaminhada para Brasília. Após a análise, deve ser feita uma licitação para a obra.
Na próxima sexta-feira, Alberi Grando estará em Porto Alegre, para conhecer o processo licitatório que o Estado realiza em mutirão, para construir diversas UPAs e que Passo Fundo pode ser incluído. Se tudo der certo, a UPA, que presta atendimento médico-hospitalar de urgência, gratuitamente, poderá estar funcionando no primeiro semestre de 2011.
fonte: Assessoria de Imprensa