Daniela Wiethölter/ON
A autorização da Câmara de Vereadores para a contratação de profissionais de saúde foi o primeiro passo para que o município esteja legalmente apto iniciar à implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região. A ambulância, doada pelo governo federal, foi entregue ao município no início de julho e será utilizada para realizar o atendimento móvel de urgência em Passo Fundo e na região.
O próximo passo para iniciar o atendimento é a finalização da seleção dos primeiros profissionais que prestarão o serviço à população. Os candidatos, cujos currículos já foram aprovados pela Secretaria Estadual da Saúde, devem passar por uma prova teórica e outra prática na próxima semana. Conforme o secretário de Saúde, Alberi Grando, inicialmente serão contratados cinco motoristas e cinco técnicos de enfermagem. "Nós vamos seguir estritamente o que a secretaria estadual recomendou", assinalou o secretário.
Grando garantiu ainda que a ambulância do Samu deve entrar em operação antes do final de setembro. A segunda ambulância, para atendimentos mais especializados, ainda não tem data para ser entregue ao município. O serviço é uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Para solicitar atendimento a pessoa deve ligar para o número 192, onde uma central, localizada em Porto Alegre, vai encaminhar a busca do paciente.
Bombeiros
Atualmente o atendimento de urgência é realizado pelo Corpo de Bombeiros no município, mesmo não sendo da sua competência, já que é responsável pelo atendimento especialmente de acidentes. Conforme Grando, os Bombeiros vão continuar o trabalho e ainda devem dar suporte ao Samu. O mesmo deve ocorrer com as empresas privadas que prestam o atendimento na região. "Não queremos concorrer com ninguém, e sim trabalhar em conjunto", garantiu. O secretário deve se reunir com as empresas e os Bombeiros na próxima semana.