Chama Crioula chega a Passo Fundo

Entrega da centelha farroupilha abre oficialmente as festividades da Semana Farroupilha no próximo sábado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Depois de 16 dias de cavalgada, a Chama Crioula chegou ao município no final da tarde desta terça-feira (31) trazida pelo Grupo Cavaleiros do Planalto Médio. A chama saiu do município de Itaqui no dia 15 de agosto e percorreu 612 km até o trevo da Caravela, onde autoridades e tradicionalistas se reuniram para a cerimônia de entrega simbólica da centelha farroupilha ao Prefeito Airton Dipp.

Segundo o cavaleiro José da Silva Almeida, este é o sexto ano em que o grupo é responsável por trazer a chama para a 7ª Região Tradicionalista. Para conduzir a chama, 22 cavaleiros percorreram estradas pelo interior dos municípios de Inhacorá, Itacurubi, Bossoroca, São Miguel das Missões, Joia, Boa Vista do Cadeado, Cruz Alta, Ibirubá, Selbach, Tapera, Vitor Graeff, Tio Hugo, Ernestina e Passo Fundo. "O percurso foi maior, pois cavalgamos pelo interior para evitar as estradas com muito trânsito", explicou.

Após receber a chama, Dipp ressaltou que Passo Fundo é uma cidade tradicionalista, sendo que esta ação vem abrir os festejos farroupilhas, momento que serão oferecidas inúmeras atividades que resgatam a cultura do Rio Grande do Sul. O prefeito também destacou a participação das demais entidades, principalmente a 7ª Região Tradicionalista.

O presidente da 7ª Região do MTG, Sebastião Cavalheiro, falou sobre o significado histórico do acendimento da Chama Crioula e da alegria dos cavaleiros, em representar Passo Fundo, a cidade mais gaúcha do Estado. "É um orgulho reforçar cada vez mais o culto às nossas tradições", disse.

A chama será entregue à Sétima Região Tradicionalista do MTG no dia 4 de setembro, às 11 horas, no Parque de Rodeios, momento que abre as festividades da Semana Farroupilha.

Gostou? Compartilhe