Daiane Colla/ON
Na noite de quinta-feira (26), advogados de Passo Fundo e região estiveram reunidos no restaurante Casa Rosada do Villa Vergueiro Hotel para comemorar o seu dia. Em jantar promovido pelo jornal O Nacional, com patrocínio de Irineu Ghelen Advogados e Dall´Agnol Advogados, profissionais do meio jurídico, convidados e autoridades ouviram a palestra do presidente da OAB/RS Claudio Prates Pacheco Lamachia.
A abertura do evento foi realizada pelo advogado Irineu Ghelen, que além de apresentar Lamachia aos presentes, proferiu palavras salientando a importância do advogado na sociedade. Ele lembrou a crise ética pela qual o país passa e destacou o papel do advogado no enfrentamento dessa questão. "O advogado surge como uma garantia de mudança desse cenário e Lamachia é um incansável na missão de servir e mudar esse quadro", disse.
Em sua palestra, Lamachia agradeceu o convite de O Nacional. "O gesto de O Nacional, em me convidar para essa homenagem prestada a todos os colegas advogados é nobre, principalmente, por que demonstra que a imprensa anda lado a lado com advocacia, porque ambos defendem a democracia e a liberdade."
O presidente frisou também as palavras de Ghelen, mostrando que a população tem em suas mãos o poder de reverter a crise ética enfrentada pelo país. "Temos condições de iniciar uma mudança nesse cenário justamente por estarmos em um ano eleitoral. A OAB busca a redemocratização do país e sabemos que o poder emana do povo, mas esse poder é um poder dever de defender a lei no espírito pleno para a depuração da política no Brasil que é exercida sem ética. Temos um compromisso na defesa das instituições, das pessoas e do estado", disse.
Lamachia lembrou das mazelas enfrentadas pelo povo, onde magistrados desembargadores e ministros são flagrados em atos de corrupção. "Portanto, vivemos um momento delicado e que só vamos ter condições de virar essa página, quando tivermos a clareza do que significa o poder do voto."
Segundo Claudio Lamachia, o que se precisa esclarecer é que voto não tem preço, mas, sim, consequências. "A consequência desse ato mal feito é a crise de ética que enfrentamos, por isso reforçamos a necessidade de um voto consciente, limpo e direto", concluiu.
Além de Lamachia, os advogados Fabiano Zanin, Andrea Stobbe e a presidente da seccional da OAB Passo Fundo, Patrícia Alovisi, também falaram aos convidados, agradecendo suas presenças e salientando seu papel atual.