Aprimorar a excelência pedagógica Notre Dame, fortalecendo os valores de sustentabilidade e integração do ser humano como referencial transformador de um novo agora. Com este objetivo inicia nesta sexta-feira (03) e vai até segunda (06), em Passo Fundo, o III Congresso Nacional de Educadores Notre Dame. Com início marcado para as 19h, no Centro de Eventos do Colégio Notre Dame, o evento reúne educadores da Rede de Educação Notre Dame. Em torno de 500 professores do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e do Acre participarão de dias de estudos aprofundados, oficinas e palestras com especialistas da área de educação.
Ao todo, 17 equipes trabalham para que o Congresso atinja seus objetivos. Preparado desde setembro do ano passado, a 3ª edição se propõe debater o tema Cultura Notre Dame: Educação, mística, transformação. Como lema os congressistas vão estudar sobre Novos referenciais para uma nova época.
Aprofundar a mística Notre Dame, fortalecer a Rede Notre Dame, capacitando os gestores e os profissionais da educação para a excelência pedagógica, atualizar a compreensão de rede para uma intervenção eficiente na sociedade, estimular os educadores para uma atitude transformadora, integrar e motivar educadores para a troca de experiências, fortalecendo a identidade ND e manter viva a chama da espiritualidade e mística ND, providos de Julia Billiart, 1804, Amiens, França - perpassando pela história de Amersfoort e especialmente Coesfeld, de cuja fonte provém a missão ND no Brasil. Estes são alguns referenciais que estarão em evidência durante o III Congresso de Educadores Notre Dame.
Além disso, os educadores querem celebrar a história ND, no Brasil, desde 1923, até os dias de hoje, visando a fidelidade e o compromisso com o espírito, carisma e missão da Congregação de Nossa Senhora - Notre Dame. A celebração dos 160 anos da missão Notre Dame no Mundo, com sua origem em Coesfeld, na Alemanha, em 1850 também fará parte da memória do evento.
Palestrantes de renome internacional serão os conferencistas destes dias de estudos. César Nunes vai falar sobre: Ética, educação e emancipação; Elvira Souza Lima vai abordar um tema atual: Neurociência e Educação. Célia Godoy vai debater um dos assuntos que mais provoca debates no mundo da educação: “Referências sobre avaliação para uma nova época”.