Passo Fundo vai receber quatro novos telecentros

Quatro salas equipadas com computadores, impressora e acesso à internet serão instalados em bairros da periferia. Projeto é uma parceria entre o governo federal e a Congregação dos Irmãos Maristas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Com o objetivo de disseminar o acesso às tecnologias da informação e comunicação, a Rede Marista de Educação abriu as inscrições à implantação de quatro telecentros em Passo Fundo. O projeto, que tem o apoio do governo federal, será implantado no início de 2011 e beneficiará entidades sem fins lucrativos com trabalhos nas periferias da cidade.
Segundo um dos coordenadores do projeto em Passo Fundo, Irmão Júlio Alf, a Congregação Irmãos Maristas será responsável pela administração e instalação do projeto na cidade e o governo federal pela doação dos equipamentos dos telecentros. "O objetivo do projeto é o combate à exclusão digital, um dos principais problemas das periferias das cidades", explicou Alf. Além das quatro salas de Passo Fundo, os municípios de Porto Alegre (20 telecentros), Santa Maria (10), Gravataí (5) e Canoas (4) também serão contemplados no próximo ano.

Bolsa para os monitores

Além de facilitar o acesso a tecnologias da comunicação e informação em diferentes comunidades, o projeto prevê também a capacitação de monitores para atuarem nos telecentros. Cada unidade será responsável por selecionar um monitor da própria comunidade para administrar o local e ainda participar de cursos de aperfeiçoamento presencial e a distância. Os telecentros funcionarão 6 horas por dia e os monitores receberão uma bolsa de R$ 500 do governo federal.

Inscrições
Uma chamada pública foi aberta selecionar as entidades para abertura dos Telecentros. As inscrições acontecem até o dia 15 de setembro. Para participar da seleção, as entidades sem fins lucrativos podem se inscrever no projeto. Os telecentros podem ser instalados em associações de bairro, projetos sociais da prefeitura ou ONGs. A contrapartida do município ou da comunidade é disponibilizar o espaço físico para instalação dos equipamentos e monitores para atendimento ao público.

CRAS
Em reunião com o Irmão Júlio nesta quinta-feira (1º), o secretário de Cidadania e Assistência Social, Adriano José da Silva, afirmou que a secretaria fará os projetos necessários e vai encaminhar a inscrição para concorrer à implementação dos quatro telecentros. A ideia é instalá-los nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Prefeitura Municipal. Mais informações pelo site http://www.maristas.org.br/portal/noticias.asp?IDNtc=1560.

Telecentros
Cada kit é composto por um servidor, 10 computadores, uma central de monitoramento com câmera de vídeo de segurança, um roteador wireless, 11 estabilizadores, uma impressora a laser, um projetor multimídia, 21 cadeiras, uma mesa do monitor, 11 mesas para computador, um armário baixo, uma mesa para impressora e softwares de gestão de telecentros.

Gostou? Compartilhe