Codepas normaliza coleta de lixo

Na primeira semana foram recolhidas quase 150 toneladas de lixo diariamente, ou seja, 30 toneladas a mais que o normal. Número de funcionários contratados aumentou para atender a demanda

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Em uma semana, a Codepas normalizou o recolhimento de lixo em Passo Fundo. A direção da empresa pública avaliou positivamente os primeiros sete dias de trabalho. Diariamente foram recolhidas 148 toneladas de resíduos, sendo que o normal é 120. Para atender tamanha quantidade de lixo, o número de funcionários contratados aumentou. De 45 passou para 52, sendo 14 motoristas e 38 garis. A partir de agora, a meta é manter o calendário e horários já existentes de coleta.
A Codepas assumiu a coleta no dia 27 de agosto. Um dos objetivos era normalizar os serviços em uma semana, o que segundo a direção da empresa, foi cumprido. O diretor presidente, Claudemir Bragagnolo, avaliou positivamente o início dos trabalhos. "Recebemos muitas ligações parabenizando o recolhimento. Conseguimos fazer a coleta em todos os distritos e nos bairros da cidade. Quando recebíamos reclamações, logo sanávamos o problema", revelou Bragagnolo.

Segundo o diretor presidente, a Codepas conseguiu seguir o calendário. Os funcionários trabalharam em dois turnos, munidos de equipamentos necessários e uniformes. Uma reunião foi feita com os subprefeitos dos distritos para determinar o recolhimento. Nesses locais, o caminhão do lixo passará uma vez por semana. Nos bairros, a coleta continuará sendo realizada durante três vezes na semana e no centro, todos os dias.

A falta de coleta dos últimos meses atingiu todos os bairros da cidade. "Não é uma tarefa fácil recolher o lixo de todas as residências e comércio de Passo Fundo. O volume de resíduos foi grande em todos os bairros", revelou o diretor presidente.

Departamento específico para cuidar do lixo
A Codepas criou um departamento de gestão de recolhimento. Nessa semana, os funcionários monitoraram a coleta durante 24 horas. A meta agora é fazer a manutenção dos serviços. Nos próximos meses, será feita uma reunião com os diversos setores da cidade e com os presidentes de bairros para avaliar o sistema e saber se há necessidade de mudança no calendário e nos horários. O telefone para informações ou reclamações é o (54) 3045-1968.

Contêineres
A direção da empresa pública também aguarda a instalação dos 700 contêineres para separação do lixo orgânico do sólido, que deverá acontecer em um mês, nas principais ruas centrais da cidade. Também serão colocadas 400 papeleiras. "Esse é o próximo passo. Intensificar a coleta seletiva. Queremos fortalecer esse trabalho junto com a Secretaria do Meio Ambiente", comentou Bragagnolo.

Concurso em 180 dias
Os funcionários que estão atuando na coleta foram contratados emergencialmente, através da empresa Via Norte. Os sete caminhões também foram locados dessa empresa. A Codepas tem um pouco menos de 180 dias para realizar um concurso público para contratação de pessoal.

Gostou? Compartilhe