Lançada na sexta-feira (3) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a licitação para adequação e duplicação da travessia urbana do município de Passo Fundo, desde a interseção da RS-324 (acesso a Marau), até a interseção com a Avenida Brasil e a RS-135 (acesso a Erechim), com extensão de 2,5 Km.
Estão sendo previstas a duplicação da pista existente, construção de uma passarela, de uma passagem inferior para pedestres, reformulação das interseções, execução de passeios para pedestres, sistema de drenagem pluvial, entre outros melhoramentos.
A rodovia terá duas pistas, com 4 faixas de tráfego, de 3,6 m de largura cada e acostamentos de 3 m. As interseções serão adequadas, sendo previsto a reformulação da interseção existente com a RS-324 (ligação entre Passo Fundo e Marau), com a implantação de uma rótula “cheia” e alongada, o que trará maior segurança ao cruzamento.
A obra é resultado de ação da bancada gaúcha no Congresso Nacional. Com prazo de conclusão previsto para 8 meses, a licença ambiental foi obtida junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – (FEPAM), e a obra está orçada em R$ 12.5 milhões.
A licitação acontece no dia 8 de outubro, através do Edital 404/10, na sede do DNIT em Porto Alegre. O DNIT espera iniciar a obra até o final deste ano.