Encontro possibilita integração e troca de experiências

O III Congresso Nacional de Educadores da rede de escolas Notre Dame reuniu professores cinco estados brasileiros para refletir sobre os novos rumos da educação

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

 “Vamos sonhar juntos o futuro e a vida da Rede de Educação Notre Dame?” Com esta pergunta, a superiora provincial da Província da Santa Cruz, das Irmãs de Nossa Senhora, mantenedora da Rede de Educação Notre Dame, Irmã Lori Steffen, abriu o III Congresso Nacional de Educadores Notre Dame convocando os 537 educadores para fazer história, como Santa Julia.

O congresso que teve início na noite de sexta-feira (03), reuniu participantes vindos das escolas da rede Notre Dame de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Acre.

Durante o evento os participantes assistiram a palestras e debates com especialistas de renome em diversos assuntos, entre eles as novas diretrizes da avaliação, que segundo a Ir. Elena Bini, gestora pedagógica da rede este é a oportunidade de analisar a avaliação dos estudantes. “É o momento de analisar o que é avaliado, porque é avaliado e de que forma é feita essa avaliação”, explica a gestora.

Outro assunto em debate é a neurociência aplicada a avaliação escolar. Para a professora Claúdia Toldo, uma das organizadoras do evento, a neurociência ajuda os educadores a perceber o rendimento dos alunos. “A neurociência nos ajuda a aperceber como se da o aprendizado do estudante, e a capacidade cognitiva de cada um dos alunos”, afirma a professora. A educadora também afirma que discutir a educação é sempre desafiador, pois o ato de educar exige responsabilidade, já que os resultados são cobrados por toda a sociedade.

O encontro dos professores da rede também possibilita a integração dos professores, para a Ir. Elena esta integração alimenta a mística que envolve todo o trabalho da rede Notre Dame.
      
Troca de Experiências
As experiências adquiridas em sala de aula por cada um dos educadores foi repassada aos colegas durante as diversas oficinas que fizeram parte da programação do evento. Os professores Eldon da Cunha e Lenilton Braga, de Brasília estavam inscritos na oficina de química ministrada pela professora passo-fundense Eliane Diferrari. Para os brasilienses as oficinas são válidas por abordarem temas pertinentes ao cotidiano em sala de aula além de ampliar a rede de contatos dos professores, e possibilitar a troca de informações entre os colegas.

O III Congresso Nacional de Educadores Notre Dame também foi palco das mostras dos trabalhos realizados pelos professores ao longo do ano. Pelas corredores do centro de eventos da escola estavam expostos o resultados das atividades realizadas em sala de aula.

Na noite de domingo os participantes assistiram a última palestra do congresso, com o Prof. Dr. em Filosofia César Nunes, que falou sobre “ ética, educação e emancipação –  a reorganização da escola e dos espaços pedagógicos  no novo agora” . O encerramento do congresso aconteceu nessa segunda-feira de manhã.

Gostou? Compartilhe