Hospital de Olhos será ampliado

Recursos deverão ser obtidos no SUS e projeto prevê atendimentos em áreas multidisciplinares da saúde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A diretoria do Hospital de Olhos Diógenes Martins Pinto esteve reunida com o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza. Os diretores apresentaram o projeto de ampliação do Hospital de Olhos, para o qual estão buscando recursos do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Os diretores, acompanhados por outros 12 membros dos conselhos administrativo, curador e deliberativo do Hospital, apresentaram ao reitor uma síntese das ações que desenvolvem e sugeriram uma ampliação das atividades em parceria entre as instituições.

De acordo com o presidente Carlos Buhler, o projeto de ampliação do Hospital prevê atendimentos em áreas multidisciplinares da saúde e, para tanto, a aproximação com a Universidade poderia render resultados satisfatórios para ambas as partes. “Queremos contar com a qualidade dos profissionais da UPF para nos apoiarem no desenvolvimento deste projeto e para que possamos tornar o Hospital de Olhos um espaço para atendimento ainda mais completo, com ações nas áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição, enfermagem e farmácia, entre outros”, destacou o presidente, lembrando que a proposta prevê, também, um atendimento oftalmológico para emergências.

O reitor, professor José Carlos reconheceu o mérito do trabalho desenvolvido pelo Lions e pelo Hospital de Olhos, especialmente em função da prestação de serviços que desenvolve em benefício das populações de baixa renda. Ele também enfatizou a importância do projeto de ampliação do Hospital de Olhos, em parceria com a UPF. “Esta proposta vem ao encontro do que a UPF se propõe por ser uma instituição comunitária, justamente por ampliar a interface com a comunidade pela prestação de serviços”, avaliou.

A diretoria do Hospital se comprometeu em oficializar a proposta de parceria com a UPF por meio de um documento que será levado ao conhecimento da Reitoria e da Fundação UPF para os devidos encaminhamentos.

Mais de 180 municípios conveniados
O Hospital de Olhos atende hoje em torno de 200 pessoas por dia e possui especialistas nas mais diferentes áreas. Sua atuação regional abrange a população de 183 municípios. Além disso, uma unidade móvel presta atendimento às populações que não possuem condições de chegar ao hospital. Realiza, também, Feiras de Visão, oportunidade em que são oferecidas consultas e exames gratuitos aos interessados.
A Fundação Lions Distrito LD7, que mantém o Hospital de Olhos, é o maior distrito do Rio Grande do Sul, com mais de 80 Lions.

Gostou? Compartilhe