Alunos participam da 2ª fase da Olimpíada Matemática

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não é somente jogando futebol que três alunos da Escola Municipal Cohab Secchi - CAIC vem se destacando nos últimos dias, momento que antecede a 2ª fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que acontece neste sábado em Passo Fundo. Juntamente com mais dez colegas da escola, e cerca de 190 alunos de mais 21 escolas municipais de Passo Fundo, eles foram os classificados entre 4 mil jovens da Rede Municipal de Ensino.

Vinícius da Rocha, 6ª série, Willian Strefling, 5ª série, e João Vitor Madalosso, 8ª série, esqueceram um pouco a paixão pelo futebol e não vêem a hora de entrar na sala de aula no próximo sábado e receberem a prova, que desta vez será discursiva e deverá conter de seis a oito questões. Os 13 alunos do CAIC  pegaram livros com seus professores, e além de desenvolverem atividades diferenciadas em sala de aula, estão reforçando os estudos em casa também.

João e Willian que participam da disputa pela primeira vez, contaram que sempre gostaram da disciplina. Willian, um dos mais novos, 11 anos, falou que o frio na barriga não vai atrapalhar: “É só estudar que na hora as coisas acontecem”, disse ele.  Já Vinícius é o mais experiente nessa disputa, está participando pela segunda vez das olimpíadas, sendo que no passado chegou a ganhar um curso de informática em função da disputa. “Vamos ver, minha expectativa este ano é ficar melhor colocado”, disse ele.

O evento é uma promoção dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e visa estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.
A secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou a participação das escolas da Rede Municipal em função de ser um evento em nível nacional, com jovens de escolas públicas de todo território brasileiro. Vera frisou a importância da participação e do esforço deles e que vencer a olimpíada não é o principal. Sobre a preparação desses jovens, a secretária disse que sabe da competência dos professores da rede, salientando que os investimentos da administração municipal estão fortalecendo cada vez mais seu quadro de educadores.

A coordenadora de Matemática da Secretaria de Educação (SME), professora, Mariane Giareta, explicou que a olimpíada é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos de todo o país, sendo que um dos objetivos é identificar jovens talentos para quem sabe ingressarem em áreas científicas.

A diretora da CAIC, professora Ivana Souza da Silva, exaltou o esforço dos alunos da escola que estão envolvidos na olimpíada. Ela contou que um dos 13 classificados estava indo muito mal na escola, sendo que a notícia de que ele iria disputar a 2ª fase da disputa o fez subir de rendimento nas demais disciplinas. Ivana ressaltou que antes da prova, no sábado,  sairá uma comitiva de pais e professores da frente da escola, juntamente dos alunos, em direção ao local da prova, com a intenção de dar segurança e um último apoio para que eles tenham um bom desempenho.

A 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação. No total serão  500 medalhas de ouro, 900 de prata e 1800 de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30.000 alunos. Mais informações através do www.obmep.org.br.

Assessoria PMPF

Gostou? Compartilhe