Leonardo Andreoli/ON
Os cafés de chaleira organizados pelos CTGs durante a Ronda Crioula na Semana Farroupilha são atrações garantidas durante as manhãs até o dia 20 de setembro. Cada dia, um centro é responsável pela organização e produção dos pratos típicos. Além do café e dos bolinhos, o feijão mexido é um dos alimentos que não podem faltar. No CTG Fagundes dos Reis, no Bairro São José, há dez anos o feijão é preparado pelas mesmas mãos.
O café de chaleira da entidade foi apreciado por cerca de 500 pessoas na manhã de ontem. A responsável pela cozinha, Vera Leal de Almeida, há 10 anos trabalha para produzir os alimentos que são consumidos durante a manhã. A preparação começa uma semana antes do dia do café. O trabalho é dividido em equipes e na maior parte do tempo ela é acompanhada pelo casal José e Marlene Valença. O cardápio inclui grostoli, bolinho de chuva e de milho, farofa e café. No dia do evento o trabalho na cozinha começa às 5h para deixar tudo pronto para a festa tradicionalista.
Segredo do feijão
A receita do feijão mexido é tradicional e permanece igual desde que Vera começou a trabalhar na cozinha. O preparo do prato é simples. O feijão deve ser cozido um dia antes, com carne de porco bem frita e temperado com cebola e alho. No prato não se usa tempero verde. No dia seguinte, para preparar o mexido, basta acrescentar farinha de mandioca até engrossar. Ela aprendeu a receita vendo outras pessoas cozinhando e deixa a modéstia de lado quando questionada sobre que comida ela prepara melhor: "tudo que eu faço é bom".
Anfitrião
O patrão do CTG Fagundes dos Reis, Darci Jorge da Silva, não escondeu a alegria de ver a casa cheia na manhã de ontem. "Gaúcho que é gaúcho usa pilcha o ano inteiro e não apenas em eventos tradicionalistas. É muito bom ver as crianças pilchadas aqui", afirma. Para ele, organizar e participar de atividades como a Ronda Crioula é cumprir com o dever tradicionalista. O café de chaleira é gratuito.
Hoje
Hoje a Ronda Crioula segue no Departamento Tradicionalista Clube Juvenil e no CTG Tropel de Caudilhos. Às 7h acontece mateada, às 8h o hasteamento das bandeiras e às 8h30 o café de chaleira. Ao meio-dia as entidades servem sorda e comidas campeiras e galinha encilhada, respectivamente. Além do café de chaleira e do almoço, a Ronda Crioula conta com jantares.