Redação/ON
O contrato entre o governo do Estado e a construtora Portonovo, de Cachoeirinha - RS, para início das obras da nova Penitenciária Estadual de Passo Fundo, foi assinado nesta quinta-feira (09). A informação foi repassada pelo secretário de Obras Públicas do Estado, César Baumgratz, em entrevista ao programa Repórter do Povo, da rádio Uirapuru, na manhã de ontem. De acordo com o secretário, a empresa estaria aguardando a conclusão da terraplenagem que está sendo feita na área para iniciar a obra. "No mais tardar em duas semanas as obras começam", garante Baumgratz.
A reportagem ON esteve na tarde desta sexta-feira na área, localizada no km 21 da BR 285, a cerca de 20 quilômetros do centro do Passo Fundo e próximo à divisa com Carazinho. Uma única máquina pertencente a uma empresa de Lajeado, terceirizada pelo Estado, fazia o nivelamento do terreno, que tem aproximadamente 88 mil m² de área. Cerca de 40% do trabalho estava concluído. "Essa obra demorou muito tempo por questões judiciais, mas enfim conseguimos ajustar as contas. O acesso à área está feito, a empresa não tem mais a desculpa de que não pode entrar com o material no local e queremos que inicie logo o trabalho", frisa o secretário.
Durante a entrevista, Baumgratz destacou a experiência da Portonovo na construção de Presídios e revelou que o prazo para conclusão dos trabalhos é de oito meses, e não seis como vinha sendo divulgado pelo Estado. "É uma empresa que tem mais de R$ 80 milhões em obras contratadas pelo Estado, por isso temos a segurança de que não é uma aventureira na construção de presídios, e que a obra vai começar e terminar", afirma. A obra custará cerca de R$ 12,8 milhões aos cofres públicos, com recursos oriundos da União, Estado e Município. Quando pronta, a Penitenciária terá capacidade para abrigar 336 detentos no regime fechado.