Mostra retrata ideais, cidadania e revolução dos Farroupilhas

Desfile acontece neste domingo (12), às 14h, na avenida 7 de Setembro. Oito entidades vão encenar as razões que levaram os gaúchos a lutar por seus ideais, na defesa dos seus direitos de cidadãos e a Revolução Farroupilha

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Oito entidades tradicionalistas de Passo Fundo abrem a 18ª edição da Mostra da Cultura Gaúcha na tarde deste domingo (12). O desfile vai representar os Farroupilhas: ideais, cidadania e revolução, tema que lembra as razões que levaram os gaúchos a lutar por seus ideais assim como a defesa dos seus direitos de cidadãos e a revolução.
A verba da prefeitura, no total de R$ 80 mil destinado ao evento, foi dividida entre as entidades participantes. A primeira parcela, de R$ 40 mil, foi repassada pela 7ª Coordenadoria aos grupos no dia 18 de agosto. A outra parte será depositada no dia 15 de setembro. Os recursos vão custear a confecção dos trajes e dos carros alegóricos.
Segundo o coordenador da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Sebastião Oliveira Cavalheiro, para o desfile de domingo, a expectativa é reunir cerca de 900 pessoas e público de 10 mil pessoas. "Cada entidade entrará na avenida com cerca de 90 pessoas, além dos carros alegóricos", relatou.

Confirma os temas do desfile
GTC Cavaleiros do Mercosul
"A vida em família e a religiosidade" será o tema de desfile do GTC Cavaleiros do Mercosul em 2010. Os tradicionalistas vão representar na avenida os costumes e valores morais e étnicos da família gaúcha através da figura de João Pereira Bilhar e Albertina Chaves Bilhar, que completam neste ano 65 anos de casados. As mulheres guerreiras, mães, protetoras e conselheiras também serão encenadas pelos integrantes do grupo assim como a figura do homem, que se detinha nas lidas de campo, construções e manutenção das propriedades. A religiosidade também será retratada através das participações dos homens e mulheres nas atividades da igreja.

CTG Lalau Miranda
Com nove alas, o CTG Lalau Miranda vai retratar o tema "O trabalho: a lida de campo e charqueadas". A encenação vai mostrar a evolução das atividades cotidianas do gaúcho: a agricultura de subsistência, o preparo dos alimentos, a ordenha e a fabricação do queijo, o rodeio e sua dimensão cultural e econômica, a tosquia a martelo, o trabalho de extração do couro e do ferreiro, o cultivo da erva-mate e as charqueadas.

CTG Moacir da Motta Fortes
Representando o tema "Festas: um fandango, a tava, o truco e a chula", o CTG Moacir da Motta Fortes entrará na avenida com cinco carros. O objetivo do desfile é mostrar o lazer dos gaúchos, retratando a história dos fandangos, jogos de lazer, como jogo do osso, truco, danças gaúchas e das danças gaúchas, além de um carro especial encenando o ENART - festa da cultura tradicionalista - com suas diversas modalidades, danças tradicionais, de salão, poesia, gaita, canto e trova.

GTF Guapos da Agronomia
Já o GTF Guapos da Agronomia desfilará com quatro caminhões encenando o tema "Ideais Farroupilhas: Assembleia Provincial e Lojas Maçônicas". No primeiro caminhão, os integrantes do grupo vão representar os pensadores que influenciaram o a Revolução Farroupilha, como John Locke, Charles-Louis de Secondat e Jean-Jaques Rousseau. No segundo caminhão será representada a Assembleia Provincial, no terceiro a Alfândega e os altos impostos e no último as Lojas Maçônicas.

CTG Dom Luiz Felipe de Nadal
Com nove carros alegóricos, o CTG Dom Luiz Felipe de Nadal desfilará na avenida representando o lema "O Rio Grande, a Catedral - o tradicionalismo, a oração". O objetivo do desfile é mostrar participação da mulher na Guerra dos Farrapos e a história dos líderes Bento Gonçalves da Silva, Antonio de Souza Netto, José Gomes de Vasconcelos Jardim, Onofre Pires da Silveira Canto, Joaquim Teixeira Nunes, David Canabarro, Giuseppe Garibaldi, entre outros.

Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz
A Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz será responsável pela encenação do tema "Os estrangeiros e os negros engajados na ideia republicana". O primeiro carro mostrará a influência das ideias republicanas e a contribuição dos estrangeiros revolucionários que se engajaram na Revolução. O segundo carro alegórico é representado por Giuseppe Garibaldi e os generais farroupilhas, suas façanhas em defesa das ideias farroupilhas e ainda a importância da mulher, representado pela figura de Anita Garibaldi. O desfile ainda trará a luta dos alemães junto aos farrapos contra o Império Brasileiro e ainda o primeiro grupo de lanceiros negros que lutaram junto à causa farroupilha.

CTG Fagundes dos Reis
O CTG Fagundes dos Reis encenará a "Proclamação da República Rio-Grandense e as Três Capitais Farroupilhas - ano de 1836". O desfile vai mostrar a maior vitória das forças Farroupilhas, a proclamação da República Rio-Grandense, a formação da primeira Capital da nova República, primeiramente no município de Piratini, depois para Caçapava do Sul e por último para Alegrete.

CTG Estância Nova
Para finalizar o desfile, o CTG Estância Nova retratará "O destino dos principais líderes farroupilhas após a revolução". Com sete carros alegóricos, os integrantes do centro vão trazer para a avenida a estância de Bento Gonçalves em Camaquã; a visita de Antônio de Souza Netto à corte no Rio de Janeiro; o imortal combate de Tuiuti; a casa de David José Martins; Bento Manuel na Guerra contra Oribe e Rosas; a humilde casa do herói dos dois mundos em Montevidéu e, por último, o destino dos heróis farroupilhas.

Confira a ordem de desfile
1 - GTC Cavaleiros do Mercosul - "A vida em família e a religiosidade"
2 - CTG Lalau Miranda - "O trabalho: a lida de campo e charqueadas"
3 - CTG Moacir da Motta Fortes - "Festas: um fandango, a tava, o truco e a chula"
4 - GTF Guapos da Agronomia - "Ideais Farroupilhas: Assembleia Provincial e Lojas Maçônicas"
5 - CTG Dom Luiz Felipe de Nadal - "O Rio Grande, a Catedral - o tradicionalismo, a oração"
6 - Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz - "Os estrangeiros e os negros engajados na ideia republicana"
7 - CTG Fagundes dos Reis - "Proclamação da República Rio-Grandense e as Três Capitais Farroupilhas"
8 - CTG Estância Nova a "O destino dos principais líderes farroupilhas após a revolução"

Desfile Farroupilha
No dia 20 de setembro, às 9h, acontece o Desfile Farroupilha na avenida 7 de Setembro. Do evento, também organizado pela 7ª Região Tradicionalista do MTG, participam apenas as cavalarias das entidades passo-fundenses. Segundo o coordenador, 14 grupos já confirmaram sua participação e a expectativa é reunir aproximadamente 1.300 cavalos e cavaleiros. O evento acontece com qualquer tempo. À noite, serão anunciados os vencedores da Mostra e do desfile da Cavalaria. A premiação acontece no CTG Moacir da Motta Fortes, a partir das 19h.

Gostou? Compartilhe