Os 85 anos em exposição

Colégio Marista Conceição sedia, a partir de 14 de setembro, exposição sobre os 85 anos do jornal O Nacional

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

"Editado em oficinas de vida comercial independente, gozando de mão de obra e material em boas condições, O Nacional aparece hoje, com esperanças de longa vida no meio da população passo-fundense. Fundados em taes intenções, mister é que digamos algo sobre seu feitio moral: é preciso saber com quem se vive. Todo o nosso programa se rezume nas duas palavras do cabeço: jornal independente. Independente é que aquele que vive por si e se dirige por seu proprio arbítrio sem sugestões estranhas; independente é quem não se acha prezo em liames de partidarismo, é quem não está chumbado aos elos de uma fé e nem coagido pelas necessidades da vida, do amen eterno da subalternidade. Ser independente é ser livre."
Assim nascia, em 1925, o jornal O Nacional. Agora, 85 anos depois, estes feitos fazem parte da história. História essa que foi contada através da edição especial de aniversário, em junho deste ano, e a partir de terça-feira, dia 14 de setembro, estará exposta no Colégio Marista Conceição, através de banners.

Mas para que o material fosse produzido, foi necessária muita pesquisa. E foi esta a tarefa desempenhada pelo jornalista Leonardo Andreoli e pela editora do jornal, Zulmara Colussi. Por várias semanas e meses, uma minuciosa pesquisa de resgate histórico foi realizada pelos dois nas edições que hoje estão armazenadas no Arquivo Histórico Regional, o que resultou numa edição especial, onde os principais fatos foram resgatados.

"Pesquisar os 85 anos de O Nacional foi a oportunidade de conhecer a história de Passo Fundo e de como fatos históricos mundiais repercutiram aqui. A evolução que o jornal sofreu desde 1925 acompanhou as transformações da sociedade. Esta é uma das características que mais chama a atenção: as necessidades atendidas pelo jornal no decorrer de cada década. Nos exemplares mais antigos é possível encontrar registros de pessoas que visitavam a cidade, telegramas retidos nos correios e outras informações que hoje não seriam possíveis de se publicar. O acervo de O Nacional guardado pelo Arquivo Histórico Regional (AHR) da UPF guarda documentos raros fundamentais para quem estuda a história da região", destaca Andreoli.
Para Zulmara, "revisitar edições do jornal O Nacional, especialmente nas décadas de 1980 e 1990 foi uma experiência única como profissional. Estes foram os períodos em que atuei na empresa como repórter, chefe de redação e editora. Reler matérias e reportagens foi um passeio pela história do jornal, do município, do Estado e do país. O difícil foi selecionar o que seria mais importante para contar a história dos 85 anos do jornal. Tudo parece ser essencial. Acho que realizamos um belo trabalho que passa agora a também compor a história deste veículo de comunicação", salienta.

Todos estes fatos e nuances podem agora ser conferidos durante a exposição, que será realizada em local especialmente cedido pelo Colégio Marista Conceição.

Gostou? Compartilhe