Sábado de olimpíada de matemática

Diversos alunos das escolas públicas de Passo Fundo fazem a prova da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

A partir das 14h30 deste sábado, dezenas de alunos das escolas públicas estaduais e municipais de Passo Fundo participam da segunda etapa da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No país serão 862.994 alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio realizando a etapa da prova.

As provas serão aplicadas por fiscais e terão duração de três horas para todos os níveis de ensino. Nesse período, os participantes vão responder de seis a oito questões dissertativas. Ao fim da prova, devem apresentar ao fiscal, os cálculos e o raciocínio que empregaram para solucionar os problemas.

Os testes estão divididos nos níveis um (estudantes do sexto e sétimo anos do ensino fundamental), dois (oitavo e nono anos do ensino fundamental) e três (qualquer série do ensino médio). A correção será feita por comitês compostos por professores de matemática contratados. Desse grupo de alunos sairão os 500 ganhadores de medalhas de ouro, 900 de prata, 1,8 mil de bronze e até 30 mil candidatos à menção honrosa. A divulgação dos vencedores está prevista para 26 de novembro.

Medalhista de bronze no ano passado, o aluno da sexta série da Escola Protásio Alves, André Finatto Donassolo, de 12 anos, participa da Olimpíada pela segunda vez. Em 2009, ele ficou entre os melhores do Estado e tem expectativas de ir além este ano, "quem sabe eu ganho uma medalha de ouro este ano", projeta o menino.

Além de André, Vinícius da Rocha, sexta série, Willian Strefling, quinta série, e João Vitor Madalosso, oitava série, alunos da Escola Municipal Cohab Secchi (Caic) também estão com as melhores expectativas para a prova de sábado. Não é somente jogando futebol que os três vêm se destacando nos últimos dias. Juntamente com mais dez colegas da escola, e cerca de 190 alunos de mais 21 escolas municipais de Passo Fundo, eles foram os classificados entre quatro mil jovens da rede municipal de ensino.
Os 13 alunos do Caic pegaram livros emprestados com os professores e, além de desenvolverem atividades diferenciadas em sala de aula, reforçaram os estudos em casa. João e Willian que participam da disputa pela primeira vez e contam que sempre gostaram da disciplina. Willian, um dos mais novos, 11 anos, falou que o frio na barriga não vai atrapalhar: "é só estudar que na hora as coisas acontecem", disse ele. Já Vinícius é o mais experiente nessa disputa e está participando pela segunda vez das olimpíadas, sendo que no passado chegou a ganhar um curso de informática em função da disputa. "Vamos ver, minha expectativa este ano é ficar melhor colocado", disse ele.

A secretária de Educação, Vera Vieira, destacou a participação das escolas da rede municipal em função de ser um evento em nível nacional com jovens de escolas públicas de todo território brasileiro. Vera frisou a importância da participação e do esforço dos alunos e que vencer a Olimpíada não é o principal.

Promoção
A Olimpíada de Matemática é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição deste ano recebeu 19,6 milhões de inscrições de alunos, que fizeram as provas da primeira etapa. Eles representaram 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Gostou? Compartilhe