Glenda Mendes e Leonardo Andreoli/ON
O encontro de uma massa de ar frio com o ar quente que se formou na tarde de segunda-feira (13) causou a ocorrência de ventos de até 90 km/h na madrugada de terça-feira (14). O barulho assustou e destelhou casas, configurando-se numa típica ocorrência de primavera.
De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, no período entre a meia-noite e a uma hora da madrugada, os ventos ficaram entre 72 km/h e 90 km/h. Mas a chuva foi pouca, ficando em apenas seis milímetros. "O que ocorreu esta noite foi o encontro de um ar frio com uma massa de ar quente. Conforme ele, o que aconteceu não foi algo anormal, é típico, principalmente, na primavera a ocorrência de vento, granizo. A maioria das grandes catástrofes acontece na primavera, comenta o observador.
O começo da madrugada, no entanto, foi de susto para muitas pessoas. A velocidade dos ventos destelhou casas, derrubou árvores e causou apreensão. Os bairros Jaboticabal e Alvorada foram os mais atingidos. A maioria das ocorrências foi de queda de árvores. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram atendidas três ocorrências por destelhamento. Pela manhã, a corporação recebeu diversas ligações, principalmente para a retirada de árvores e galhos caídos sobre os telhados.
O trabalho foi maior para as equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que circularam pela cidade para atender alguns chamados. Segundo o secretário Ermindo Simonetti, grande parte do trabalho foi de limpeza, especialmente da avenida Brasil, onde folhas e galhos dificultavam o tráfego. No que se refere à iluminação pública, de acordo com Simonetti, a única ocorrência foi de danos em uma sinaleira, mas que foi consertada nas primeiras horas.
Previsão
A semana será de queda nas temperaturas, evento que começou ainda na tarde de terça-feira e seguiu no início da noite, onde a tendência foi de temperaturas entre 8ºC e 9ºC. "Os próximos dias serão de madrugadas frias e tardes não passando dos 18ºC a 20ºC. Para o sábado (18), existe a perspectiva até de geada fraca na região, com temperatura chegando aos 5ºC", salienta Sampaio.
Até sexta-feira (17), segundo informações do observador meteorológico, as temperaturas mínimas vão ficar abaixo dos 10ºC e as máximas não vão passar dos 21ºC. E existe previsão de chuva para o feriado do dia 20 de setembro.
Falta de energia
Até a tarde de ontem cerca de 15 mil clientes da área de concessão da RGE estavam sem energia elétrica. A empresa atende 262 municípios. Passo Fundo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata e Palmeira das Missões estão entre as cidades mais atingidas. A Assessoria de Comunicação da RGE informou que não houve grandes danos à rede. No entanto, são vários pontos com pequenos problemas. Isso deve fazer com que o trabalho de recuperação seja mais vagaroso. Entre as principais ocorrências está a queda de árvores e galhos na rede de distribuição de energia.
No interior dos municípios de Marau, Vila Maria, Camargo, Nicolau Vergueiro e Montauri, cerca de oito mil cooperados da Coprel tiveram o fornecimento de energia interrompido. Na região, 15 postes foram danificados, a maior parte deles em Vila Maria, na localidade de Linha 21.
Teixeirinha
Parte de uma parede frontal do Ginásio Teixeirinha foi danificada pelas rajadas de vento da madrugada. A estrutura que serve de quebra-vento foi parcialmente arrancada do lado esquerdo, acima da bilheteria. Os danos, no entanto, não comprometeram a estrutura do local. As paredes quebra-vento foram construídas justamente para evitar acidentes maiores no ginásio.