Daniela Wiethölter/ON
A partir da próxima semana, 15 agentes de trânsito, aprovados no último concurso da Prefeitura, passam a receber um curso de Capacitação de Agente de Trânsito. A oficina será oferecida pela empresa Integra, na sede da Guarda, no antigo Quartel de Exército.
Segundo o coordenador da Guarda Municipal, César Variza, o contrato prevê a aplicação de 360 horas-aula. Entre o conteúdo programático previsto estão noções de legislação no trânsito, fiscalização penalidades e medidas administrativas, Código de Trânsito Brasileiro, normas gerais de circulação e conduta, gestos e sons do apito do agente de trânsito, preenchimento de Auto de Infração, entre outros. Ainda fazem parte do curso aulas práticas, com o acompanhamento dos agentes que estão na ativa. "Os novos agentes irão para as ruas analisar o trânsito, a conduta e comportamento dos motoristas", explicou Variza.
Uma novidade na formação destes novos agentes serão os conteúdos de administração de conflitos e ética profissional. "É muito comum o agente se envolver em situações de estresse, causados por conflitos durante a aplicação de penalidades aos motoristas infratores. Por isso estamos priorizando nesta formação o trabalho direcionado o lado psicológico do agente", relatou.
Reciclagem
Além do curso de formação, a Prefeitura estuda ainda a extensão das aulas para os agentes que já estão na ativa. Com atualmente 55 agentes em atuação no município, o objetivo, segundo o coordenador é oferecer uma oportunidade de reciclagem de conhecimentos, já que a legislação de trânsito sofreu diversas modificações nos últimos anos. Ainda sem confirmação, a reciclagem depende de autorização do setor de licitações do município e ainda do interesse dos agentes, já que o curso não será obrigatório para a equipe mais antiga. "A reciclagem dos demais agentes não será obrigatória, mas vamos incentivá-los a participar, pois é uma maneira de agregar qualidade ao nosso trabalho", afirmou.