Natália Fávero/ON
As vagas no comércio de Passo Fundo aumentaram em 50%, se comparadas com o mesmo período do ano passado. A expectativa é que nos próximos dois meses este índice seja ainda maior. A estimativa é da CDL Empregos de Passo Fundo. Os profissionais contratados nesse período atenderão à demanda do Dia das Crianças e já serão treinados para as vendas de Natal. Esse aumento também se deve a uma precaução dos empresários, já que no ano passado faltaram profissionais para preencher as vagas de final de ano.
As contratações no comércio de Passo Fundo começam a aquecer nessa época do ano. No mês passado, houve um aumento em 51% em relação a 2009. Mais de 110 pessoas foram contratadas. Segundo a diretora do departamento empresarial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Janie Casanova da Silva, o termo "emprego temporário" não é mais aceito em Passo Fundo. "Estamos com uma falta em torno de 50% de pessoal para preencher as vagas. A necessidade do comércio é tão grande que todas as pessoas capacitadas com perfil de vendas são contratadas definitivamente e não mais temporariamente", revelou Janie.
A CDL possui cerca de 700 empresas associadas. Os profissionais contratados entre setembro e outubro para o Dia das Crianças recebem treinamento para atender à demanda do período de vendas do Natal. Há uma estimativa para que em outubro e novembro haja ainda mais vagas. Os profissionais que participam de cursos e se qualificam para os cargos do comércio têm maior chance de brigar por uma vaga.
Os interessados podem procurar a CDL, na rua General Netto, 443, no 4º andar, no centro da cidade. O telefone para informações é (54) 3311-6096.
Empregos formais aumentaram em 5%
Os empregos formais continuam em ascensão. Nos primeiros oito meses do ano, houve um crescimento de 5% nas ofertas de vagas. Em setembro, por exemplo, estão sendo oferecidas 220 vagas. No mesmo mês do ano passado eram 201 empregos formais ofertados. Segundo o coordenador regional da Fundação Gaúcha de Trabalho e Assistência Social/Sistema Nacional de Emprego (FGTAS/Sine), Gilmar Brunetto, a tendência é aumentar o número de vagas até dezembro. "Esse aumento nas vagas é reflexo do fim da crise internacional. Representa a confiabilidade do empresariado na economia local", disse Brunetto.
A estimativa para janeiro e fevereiro de 2011 é a ocorrência da diminuição das vagas devido ao período de férias. Em abril os números deverão voltar a crescer.
O Sine está localizado na Avenida Brasil, 651, em direção à estação rodoviária. O telefone é (54) 3313-2240.
Empresas começam a se preparar para o Natal
Os meses de setembro e outubro são períodos de contratações para atender à demanda das vendas do período de Natal. O gerente de uma loja de confecções e calçados, Ricardo Martins, disse que serão contratados de 10 a 12 pessoas, a partir de 15 de outubro. Eles receberão treinamento e começarão a trabalhar no início de novembro. Os bons reflexos do mercado fizeram com que a empresa contratasse três vendedores a mais no quadro funcional nesse ano. O gerente afirma que é uma oportunidade para os contratados temporariamente serem efetivados futuramente. "As pessoas que tiverem uma boa produtividade com certeza serão efetivadas ou trabalharão para cumprir férias de funcionários", explicou Martins.
O caixa Fernando Edu Müller, de 19 anos, foi um dos efetivados no final do ano passado. "Comecei a trabalhar no setor de pacotes. Procurei mostrar o meu trabalho, nunca cheguei atrasado e mostrei responsabilidade. Fui efetivado e hoje estou atuando no caixa", explicou Müller.