Foi publicado nesta quarta-feira o edital autorizando a contratação temporária de equipe para o SAMU, que vai funcionar no município numa parceria com os governos estadual e federal. Inicialmente serão seis motoristas e seis técnicos de enfermagem. Conforme o secretário de Saúde, Alberi Grando, essa equipe vai atuar na unidade de atendimento básico, que já está em Passo Fundo. No futuro deve chegar ao município outra ambulância, mais avançada, quando serão contratados 6 médicos e 6 enfermeiros.
As inscrições são feitas na secretaria de Saúde, mediante a entrega de currículos, que após são encaminhados para Porto Alegre, onde é feita a seleção pela Saúde estadual. Os selecionados ainda devem passar por uma entrevista pessoal em Passo Fundo para a definição dos primeiros contratados. Não existe prazo definido para o término das inscrições, uma vez que poucas são as pessoas com as qualificações necessárias exigidas para trabalhar em um SAMU, observou o secretário Grando.
Para médicos, o salário inicial é de R$ 4 mil; enfermeiros, R$ 1.800,00; técnico em enfermagem, R$ 1.000,00 e motoristas, R$ 950,00. A previsão é que em outubro o serviço comece a funcionar em Passo Fundo, sendo que para atendimento a comunidade deverá ligar para o número 192.