Empresas alteram horários dos ônibus

Coleurb, Codepas e Transpasso alteraram horários das linhas dos ônibus para reduzir o impacto dos congestionamentos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Os congestionamentos no centro, ampliados após a implantação dos novos semáforos e lombadas eletrônicas, motivaram as empresas de transporte coletivo a alterarem os horários dos ônibus. A mudança, realizada em março deste ano, foi motivada depois de pesquisas que constataram que algumas linhas não conseguiam cumprir com o período previsto para os trajetos.
A Codepas ampliou o tempo de percurso em 20 minutos das linhas do Jaboticabal e da Morada do Sol. Segundo o diretor operacional da Codepas, Alnildo Martins, a readequação foi realizada porque nos horários de pico não era mais possível cumprir o trajeto em uma hora. A mudança foi realizada com a aprovação da associação de moradores dos bairros.

Com atrasos entre três e 10 minutos, a Coleurb ampliou o tempo de percurso de diversas linhas, especialmente aquelas com circulação com passagem pela Avenida Brasil, Coronel Chicuta e Benjamim Constant, que congestionavam especialmente no início da tarde. A empresa informou que os atrasos aconteceram após a implantação dos novos equipamentos de controle de trânsito e que afetaram a logística da circulação dos veículos, além de gerar reclamações dos usuários. Após a mudança, o problema foi amenizado, no entanto, a Coleurb aposta mesmo na criação de uma pista preferencial para o transporte coletivo para dar agilidade e qualidade nos serviços. O projeto está em análise na Prefeitura.

O gerente da Transpasso, José da Silva Almeida, informou a empresa ampliou em cinco minutos o tempo de percurso de três linhas. A mudança foi motivada também pelo aumento dos congestionamentos, especialmente nos primeiros meses após a instalação das lombadas e semáforos, quando a velocidade máxima era de 40 km/hora, e os atrasos eram maiores.

Gostou? Compartilhe