Fugindo da informalidade

Passo Fundo recebe nesse mês o Seminário Empretec, desenvolvido pelas Nações Unidas e realizado em 33 países. O objetivo é incentivar o empreendedorismo formal e aperfeiçoar os empresários que já estão no mercado

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

No dia 21 de setembro inicia o seminário Empretec com o intuito de estimular empreendedores. O evento também incentiva as pessoas a abandonarem a informalidade. O Sebrae atende 72 municípios na região com 30 mil empresas formais. A estimativa é que exista mesma quantidade de negócios informais, principalmente em atividades como pedreiro, vendedor ambulante e artesão. O Empretec será realizado através de uma parceria entre o Sebrae e a CDL de Passo Fundo.
O seminário é uma ferramenta de capacitação empresarial disponíveis no País e visa à formação e o desenvolvimento de capacidades empreendedoras. Na prática tornou-se eficiente instrumento para aperfeiçoar profissionais na gestão de empresas e de negócios. O seminário capacita o empresário ou futuro profissional a enfrentar metas desafiadoras, além de aumentar o seu potencial para obter lucro em situações complexas e garantir a satisfação dos clientes, entre outros benefícios. Segundo a diretora do departamento empresarial da CDL, Janie Casanova, o evento é realizado em três etapas durante seis dias. "O seminário é uma oportunidade para abrir portas", disse Janie.
O empresário Paulo Maidana tem uma empresa de comunicação visual. Depois de participar do Empretec 2002, os rumos da empresa melhoraram. "Descobri que dependia de mim para as coisas acontecerem. Depois do Empretec, conseguimos dobrar o tamanho da empresa e multiplicar o faturamento por seis. Tomei uma injeção de ânimo depois do evento", comemorou Maidana.

Confira a programação do Empretec
1) Palestra de sensibilização: 21/09
Objetivo: apresentar o projeto junto aos interessados da região
Local: Auditório da CDL
Início: 19h30min
Custo: Gratuito
2) Entrevista de Seleção
Objetivo: Selecionar, através do perfil empreendedor, os candidatos ao curso
Período: será agendado
3) Workshop
Objetivo: Treinamento que trabalha, através de vivências práticas, as principais características de comportamento do empresário de sucesso
Período: 27 de setembro a 02 de outubro
Informações: (54) 3311-6096

Apoio para abandonar a informalidade
São realizadas semanalmente cerca de 15 encaminhamentos de formalização na modalidade empreendedor individual no Sebrae. Devido à campanha nacional que aconteceu no mês de julho, chegaram a ser realizadas entre 13 e 14 formalizações por dia. O técnico gestor de projetos individuais do Sebrae, Eduardo Figueroa, explicou que o Empreendedor Individual é uma nova modalidade de constituição de empresa. Foi um benefício criado pelo Governo Federal para incentivar o ingresso dos empreendedores no mercado formal com benefícios no INSS.
Essa modalidade impõe algumas restrições. "O faturamento anual precisa ser de até R$ 36 mil, ou seja, R$ 3 mil mensais. É permitido um funcionário e não pode ter sócio. Se o empreendedor tem um maior faturamento ele poderá se enquadrar como micro e pequeno empreendedor com faturamento até 2,4 milhões por ano", disse o técnico do Sebrae.
São oferecidos serviços de assessoria e orientações gratuitas aos interessados. "Orientamos para a importância de um plano de negócio simulando a empresa e as questões legais, gerenciais e de mercado. A ideia não é só formalizar o empreendedor, mas auxiliá-lo no gerenciamento do negócio", explicou Figueroa.

Empreendedor Individual
A partir do dia 1º de dezembro serão incluídas 40 novas atividades econômicas na modalidade Empreendedora Individual. Atualmente, ela é composta por 400 atividades. Hoje, há 30 mil empreendedores individuais no Estado, a meta é chegar a 69 mil até o final do ano. Entre as atividades incluídas estão carroceiro, costureira, coveiro, editor de vídeo, esteticista, instalador de antenas de TV, mestre de obras, entre outras. A lista completa está no site www.portaldoempreendedor.gov.br.

Gostou? Compartilhe