Redação/ON
A falta de solução para o problema com o esgoto das casas populares do Loteamento Parque do Sol levou o morador Gersi Pasini a entrar na Justiça. Há seis meses ele sofre com os danos causados pelos dejetos que invadiram a sua propriedade matando os peixes do açude. Os planos de tornar o local em uma área para produção de hortigranjeiros neste ano foram por água abaixo, segundo ele. O Jornal ON noticiou a dificuldade enfrentada por Pasini há um mês e, mesmo assim, as condições do local continuam as mesmas. A prefeitura garantiu que os tubos para a canalização do esgoto estão sendo fabricados e no final de outubro os serviços deverão iniciar no local.
O esgoto das cerca de cem casas populares do Parque do Sol escorre pelos terrenos localizados abaixo do loteamento em direção ao Rio Pinheiro Torto, próximo à Igreja São Miguel. A falta de canalização formou uma poça com cerca de cinco metros. A água invade a estrada e penetra no terreno de Pasini. O ônibus que circula pela rua também tem dificuldade para atravessar o trecho da estrada tomado pela água.
O morador pretende tornar-se produtor de hortigranjeiro, mas as condições do local impedem o desejo dele. "Faz dois anos que comprei essa área. Comecei a construir uma casa para morar, mas interrompi os serviços. O açude secou e a maioria dos peixes morreu. Estou pensando em desistir", lamentou Pasini.
Cansado de esperar por providências do Poder Público resolveu entrar na Justiça. "Estou sendo prejudicado. Preciso que alguém tome uma atitude. Se colocar os peixes no açude, eles morrerão", disse o morador.
Secretaria de Obras afirma que fará canalização
O secretário de Obras, Gilberto Simor, disse que os tubos para a canalização estão sendo fabricados. Uma compra extra foi realizada pela prefeitura para a fabricação. São 560 tubos, com 60 centímetros cada um. Por dia, são confeccionados entre 60 e 70 tubos, que levam 15 dias para secar. Os serviços de canalização só iniciarão quando todos estiverem prontos. A previsão para o início dos trabalhos no Parque do Sol é no final de outubro.